Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Brasília > Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFB recebe nota máxima do INEP
Início do conteúdo da página

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFB recebe nota máxima do INEP

Criado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 14h19 | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 14h19 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 14h19 | Acessos: 1924

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Brasília recebeu a nota máxima (5) de reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A comissão de avaliação esteve no Campus na primeira semana de abril e esta semana certificou a nota de excelência do curso.

 A avaliação do INEP é realizada por meio de indicadores divididos em três dimensões. Na primeira, a comissão analisa a Organização Didático-Pedagógica, o Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Relatório de Autoavaliação Institucional, Políticas Institucionais e Diretrizes Curriculares Nacionais. Os avaliadores consideram que a metodologia do curso e as atividades pedagógicas apresentam coerência com a metodologia implantada, inclusive em relação aos aspectos referentes à acessibilidade atitudinal (recursos que auxiliam pessoas com deficiência no exercício de sua cidadania). O currículo é organizado por competências e faz previsão de estratégias de organização dos conhecimentos e da recuperação da aprendizagem.

O segundo ponto de análise do INEP foi quanto aos professores. O comprometimento da coordenação e do núcleo docente estruturante foram os destaques. Mais de 75% dos professores do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais são mestres e doutores. Foi constatado que cerca de 90% do quadro docente, com 17 professores, possuem experiência profissional superior a 10 anos e foi verificado em documentação pertinente que pelo menos 50% dos docentes têm mais de nove produções científicas nos últimos três anos.

E por fim, a comissão de avaliação do INEP analisou a Infraestrutura do Campus, considerando as instalações físicas e condições de trabalho dos professores e de estudos para os alunos. No Campus Brasília eles encontraram uma biblioteca com estrutura e instalações modernas e sustentáveis, atendendo em todos os turnos de funcionamento do campus.

O diretor do Campus Brasília, Prof. Philippe Tshimanga Kabutakapua, contou que o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais começou a ser ofertado no segundo semestre de 2015 no Campus Taguatinga Centro.  Com a migração daquele campus para o Recanto das Emas, no segundo semestre de 2017, o curso foi migrado para o Campus Brasília, o que veio a fortalecer o eixo tecnológico de Gestão e Negócios, já ofertado pelo campus. “Esse resultado demonstra a qualidade da educação oferecida para a comunidade com vista ao cumprimento da missão institucional, contribuindo para o desenvolvimento local”, disse o diretor.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página