Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Brasília > IFB promove II Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias
Início do conteúdo da página

IFB promove II Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias

Criado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 19h54 | Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 19h54 | Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2018, 20h42 | Acessos: 689

Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Federal de Brasília (IFB) promove o II Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias. O evento acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de setembro,  no Auditório 2 Candangos da Faculdade de Educação da UnB. O seminário pretende promover reflexões sobre questões raciais no campo das artes, como a dança, o teatro e a performance, por meio de oficinas abertas e gratuitas e palestras com profissionais acadêmicos da arte de todo o Brasil. 

Dentre alguns nomes que compõem o time de palestrantes está Grácia Navarro, docente do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP; Flávio Campos, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na modalidade Dança do Brasil; Carmen Luz, atuante premiada das Artes Cênicas, na realização de projetos audiovisuais e plásticos, na concepção de projetos educacionais sOcioculturais e na pesquisa. Os nove palestrantes participarão da programação artística, com apresentações executadas ou idealizadas por eles; e das mesas de conversa, que estarão divididas em temas, como A Afrodescendência na Criação Cênica Contemporânea e Transversalidades e Negritude na Cena Contemporânea.

Além da programação artística e das mesas de conversa, serão ministradas duas oficinas abertas, cada uma delas com 20 vagas. A inscrição deve ser realizada por meio do site oficial do Seminário. A primeira oficina terá o tema "Corpos Híbridos: Dança Brasileira - Gestualidades Africanas - Técnicas Contemporâneas" e será ministrada pela Drª Juliana Bittencourt Manhães (UNIRIO/RJ), no dia 04 de setembro, das 8h às 10h. A segunda oficina, "Dança(s) de Blocos Afro: Legado e Resistência", acontecerá no dia 05, das 8h às 10h, apresentada pela Msª Vânia Oliveira (UESB/BA). 

O seminário foi gerado em discussões desenvolvidas nos projetos do Grupo de Pesquisa Corpografias: Dança, Memória e Contemporaneidade na América Latina CNPq - LicenDança/IFB) e Cena Sankofa (CEN/UnB), coordenados, respectivamente, pelos professores Dra. Larissa Ferreira (Licenciatura em Dança – IFB) e Dr. Jonas Sales (Departamento de Artes Cênicas – UnB). A Coordenação de Cultura, Sustentabilidade, Gênero, Raça e Estudos Afro-Brasileiros (Campus Brasília - IFB) também compartilha dessa realização.

Confira a programação completa e realize as inscrições por meio do site oficial do evento

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página