Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 11h54 | Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 11h54 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 20h53 | Acessos: 2755

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento norteador do planejamento estratégico das Instituições Educação Superior (IES). Nele estão definidos a missão, a visão, os valores e as estratégias da instituição com a finalidade de atingir seus objetivos e metas para um período de cinco anos.

Sua estrutura é definida por meio do Decreto Nº 5.773/2006, e serve de guia para a elaboração do planejamento institucional. O PDI tem por finalidade orientar a avaliação institucional e de cursos superiores, bem como, o direcionamento que a IES precisa seguir.

Conforme definido na Lei Nº 11.892/2008, os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, portanto devem ter um PDI, requisito imprescindível para reconhecimento e avaliação de cursos superiores e da própria instituição.

No Instituto Federal de Brasília, a primeira edição do PDI foi elaborada pela comunidade em 2008, no momento de sua criação, vigorou no período de 2009 a 2013 e teve por finalidade nortear o planejamento da instituição na sua fase de implantação.

segunda edição do PDI, foi elaborada pela comunidade no ano de 2013, está em vigor para o período de 2014 a 2018, e tem a finalidade de orientar o planejamento institucional com vistas a consolidação da instituição no Distrito Federal e na Rede Federal.

Cientes que o planejamento institucional deve ser dinâmico e focado no atendimento de seus objetivos, a comunidade pactuou que o PDI 2014/2018 do IFB deveria ser revisado na metade de sua vigência. O processo de revisão aconteceu no segundo semestre de 2016 e o documento agora encontra-se de posse do Conselho Superior para apreciação.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Instituto Federal de Brasília. Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI 2009/2013. Brasília: IFB, 2009. Aprovado ad referendum pelo reitor substituto no dia 11 fev. 2011.

BRASIL, Ministério da Educação, Instituto Federal de Brasília. Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI 2014/2018. Brasília: IFB, 2014. Aprovado pelo Conselho Superior no dia 20 mai. 2014.

Decreto Nº 5.773, de 09 de maio de 2006, dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 mai. 2006c.

Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

GALVÃO, Anderson Allan Almeida. Plano de desenvolvimento institucional: uma proposta para elaboração e acompanhamento pelos institutos federais. 2016. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.