Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estude no IFB > Processo Seletivo
Início do conteúdo da página

Como estudar no IFB?

Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2013, 12h31 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2016, 13h36 | Acessos: 313069

Os processos seletivos são semestrais para cursos superiores de graduação, técnicos subsequentes e integrados-Proeja ao ensino médio, bem como para os de formação inicial e continuada (FIC). É anual, apenas o processo seletivo para cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O ingresso nos cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) ocorre por meio de sorteio eletrônico das vagas. Já para os cursos superiores de graduação, o ingresso ocorre por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e/ou pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A partir do segundo período, também é possível ingressar nos Cursos Superiores de Graduação por meio da transferência externa e como portador de diploma.

Geralmente, os editais de abertura dos processos seletivos são publicados em outubro/novembro e em abril/maio para ingresso, respectivamente, no primeiro e segundo semestre de cada ano. Já os editais referentes à seleção pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), geralmente, são publicados em janeiro e junho para ingresso, respectivamente, no primeiro e segundo semestre.

Os endereços eletrônicos para inscrição nos processos seletivos, após a publicação dos editais, são:

1) cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC): http://processoseletivo.ifb.edu.br/processo_seletivo/users/sign_in;

2) cursos superiores pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada): http://www.sisu.mec.gov.br/;

3) cursos superiores pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): http://vestibular.ifb.edu.br/inscricao/ficha1.php.

O endereço eletrônico do IFB para acompanhamento das etapas de todos os processos seletivos em andamento é http://www.ifb.edu.br/estude-no-ifb/selecoes-em-andamento. Já para os processos seletivos encerrados é http://www.ifb.edu.br/estude-no-ifb/selecoes-anteriores.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES REFERENTES AOS PROCESSOS SELETIVOS PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2016

O Instituto Federal de Brasília - IFB informa que os procedimentos referentes à comprovação da reserva de vagas e às convocações para matrícula, dos processos seletivos para cursos técnicos, serão alterados com o objetivo de dar celeridade ao processo e ao preenchimento das vagas.

Em relação à comprovação da reserva de vagas:

a) Os candidatos que optarem concorrer por qualquer uma das reservas previstas em Edital, deverão apresentar a documentação comprobatória, durante o período de inscrição.

b) Caso não apresentem a documentação ou não consigam comprovar sua condição para concorrer às vagas da reserva escolhida no ato da inscrição, passarão a concorrer pela Ampla Concorrência.

Em relação às convocações para matrícula:

a) Os candidatos contemplados dentro do número de vagas serão convocados para matrícula em 1ª chamada.

b) Se as vagas não forem preenchidas, todos os candidatos da lista de espera serão convocados para manifestarem interesse pelas vagas remanescentes. Os candidatos que não manifestarem interesse pela vaga serão eliminados da lista de espera e do processo seletivo.

c) Sendo o  número de interessados superior ao número de vagas, será formada uma nova lista de espera, que será utilizada nas convocações posteriores, caso sejam necessárias.

d) Caso as vagas não sejam preenchidas, após a realização dos procedimentos acima, as vagas ociosas serão disponibilizadas para a comunidade, com matrículas por ordem de chegada.

O ingresso nos cursos superiores  será por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada). A publicação dos editais provavelmente acontecerá em janeiro.

Já o Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura em Dança será lançado em edital próprio do IFB e compõe-se de duas etapas: 1) classificação dos candidatos pela nota do Enem; 2) Teste de Habilidades Específicas. Em razão dessa particularidade, a seleção não pode ser pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Fim do conteúdo da página