Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estude no IFB > Processo Seletivo
Início do conteúdo da página

Formas de Ingresso

Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2013, 12h31 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 21h20 | Acessos: 482618

Todos os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnicos e Superiores de Graduação do IFB são gratuitos. Nenhuma taxa ou mensalidade são cobradas. Confira abaixo as formas de ingresso em cada modalidade de curso: 

 

Formação Inicial e Continuada (FIC)

 

Cada curso FIC tem seu próprio sistema de seleção, de acordo com os critérios estabelecidos pelo campus ofertante no edital de seleção. Por exemplo: o ingresso pode ser feito por sorteio ou matrículas por ordem de chegada ou mesmo por preenchimento de formulários on-line. 

Atenção! Isso é definido no edital de seleção de cada curso. 

 

Cursos Técnicos

 

Para os cursos técnicos, o Processo Seletivo acontece por sorteio de vagas, seguindo as etapas abaixo: 

 

  • o candidato se cadastra no sistema (processoseletivo.ifb.edu.br);
  • se quiser concorrer por Reserva de Vagas - Pessoa com Deficiência (PD), oriundo de Escola Pública (EP), Autodeclarado Preto, Pardo ou Índio (PPI), Baixa Renda (até 1,5 salário mínimo por pessoa da família) -, deve preparar a lista de documentos que comprovem os requisitos e levar no campus do curso escolhido no período de inscrições;
  • após se inscrever e entregar a documentação exigida no edital de seleção, é necessário acompanhar as listas de sorteados (ampla concorrência e reserva de vagas) que são divulgadas no site do IFB;
  • se for sorteado, será convocado para matricular-se no campus do curso escolhido no período determinado no edital de seleção;
  • se não for sorteado na primeira chamada, deve continuar acompanhando o processo seletivo pois, se ainda houver vaga remanescente, o interessado acompanha os demais editais para manifestação presencial de interesse pela vaga.

 

Cursos Superiores

Nos Cursos Superiores do IFB* o ingresso ocorre por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e/ou pela nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A partir do segundo período, também é possível ingressar nos Cursos Superiores de Graduação por meio da transferência externa ou como portador de diploma.

*O curso de Licenciatura em Dança do IFB tem um sistema de ingresso diferenciado dos demais. Possui um edital próprio que consiste na análise das notas do ENEM e em um Teste de Habilidades Específicas (THE), que é de caráter eliminatório.

 

Pós-Graduação

Especializações - Inscrições on-line, seleção por sorteio eletrônico e análise de currículo

Mestrado - Inscrição on-line com seleção por provas objetivas e discursivas em exame nacional coordenada pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Fim do conteúdo da página