Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pesquisa > Pesquisa > Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Iniciação Científica

Criado: Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 19h28 | Última atualização em Sexta, 01 de Agosto de 2014, 20h40 | Acessos: 3821

Bolsas de pesquisa caracterizam-se como uma das formas de incentivo à pesquisa existentes no Instituto Federal de Brasília – IFB. As bolsas podem ser destinadas aos pesquisadores ou estudantes regularmente matriculados do IFB. As bolsas aos estudantes visam sobretudo à inserção do aluno no meio científico e tecnológico.

Regularmente o IFB abre editais para seleção de projetos de pesquisa que obterão uma quota de bolsa para estudantes envolvidos nas atividades dos projetos selecionados.

Os estudantes interessados em integrar um projeto de pesquisa como bolsista devem procurar em seu Campus os servidores que conduzem ou tenham interesse em conduzir projetos de pesquisa vinculados a um dos seguintes programas:

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Ensino Médio – PIBIC EM (para estudantes de cursos técnicos);

- Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (para estudantes de graduação);

- Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af (para estudantes de graduação que tenham ingressado no IFB por meio de alguma Ação Afirmativa);

- Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação – PIBITI (para estudantes de graduação).

As pesquisas em desenvolvimento que possuem bolsa de apoio à iniciação científica podem ser conhecidas em consulta aos Coordenadores de Pesquisa e Extensão dos campi do IFB ou à PRPI.

 
Dúvidas frequentes de bolsistas e orientadores

Nesta seção estão disponíveis respostas a perguntas frequentes de bolsistas e de orientadores, assim como modelos de documentos necessários para indicação do estudante como bolsista e posterior implementação da bolsa.

1. Quais são os valores das bolsas de pesquisa?

Os valores das bolsas PIBIC, PIBIC-EM, PIBIC-Af e PIBITI podem ser verificados no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):


http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13
 
2. Como ocorre a implementação da bolsa pelo estudante selecionado e indicado para participação em projeto de pesquisa?

Após a seleção dos projetos de pesquisa, os orientadores dos projetos indicam os bolsistas de seu projeto por meio do preenchimento dos seguintes formulários: i) identificação do bolsista; ii) termo de compromisso do bolsista e; iii) declaração do orientador. O orientador remete esses documentos devidamente preenchidos e assinados à PRPI, que procede ao cadastramento dos bolsistas no CNPq. Após esse cadastramento do bolsista pela PRPI, os estudantes devem responder ao e-mail enviado pelo CNPq informando os dados requeridos. A implementação da bolsa de pesquisa é concluída após a resposta do estudante ao e-mail enviado pelo CNPq.


3. O estudante precisa possuir conta corrente para o recebimento da bolsa de pesquisa do CNPq?

No caso dos programas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI, sim. Os estudantes precisam possuir conta corrente para o recebimento da bolsa.

No caso dos bolsistas do PIBIC-EM, o pagamento da bolsa pelo CNPq pode ocorrer por meio de ordem de pagamento – caso em que basta a informação da agência em que o pagamento deve ser realizado. Nesse caso o estudante bolsista do PIBIC-EM deve comparecer à agência informada com documento oficial com foto e CPF  para a retirada do pagamento.

Todos os pagamentos realizados pelo CNPq ocorrem por meio do Banco do Brasil.


4. Como realizar a alteração de bolsista do projeto de pesquisa?

As alterações de bolsistas podem ser realizadas por meio de comunicado à Coordenação de Pesquisa (CDPq) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), com justificativa para alteração de bolsista (motivo da saída do antigo bolsista) e documentos de indicação de novo bolsista: i) identificação do bolsista; ii) termo de compromisso do bolsista e; iii) declaração do orientador. A alteração deve ser comunicada entre o 1° e o 11° dia de cada mês para que os procedimentos possam ser operacionalizados em tempo hábil, tendo em vista que a folha de pagamento do CNPq aceita alterações entre o 1° e 15° dia de cada mês.

Informações sobre a operacionalização e pagamento das bolsas de pesquisa podem ser obtidas por meio do site do CNPq.

Modelos de documentos para indicação de bolsista

-Formulário para identificação do bolsista

-Termo de compromisso do bolsista

-Declaração do orientador

Fim do conteúdo da página