Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pesquisa > Pesquisa > Quero Participar
Início do conteúdo da página

Quero Participar

Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2013, 12h34 | Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2013, 14h09 | Acessos: 4564

Sou estudante e quero pesquisar

Se você tem vontade de iniciar uma pesquisa ou aprender como se realiza uma, o primeiro passo é procurar um professor que desenvolva algum projeto na sua área de interesse.

Para conhecer os projetos em andamento, consulte a seção "Projetos de pesquisa".

 
Existem duas modalidades de estudante pesquisador:

1) com bolsa de pesquisa:

1.1) estudantes provenientes de quotas de bolsa distribuídas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente o IFB possui quotas para:
-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Ensino Médio – PIBIC EM (para estudantes de cursos técnicos);
-Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (para estudantes de graduação);
-Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af (para estudantes de graduação que tenham ingressado no IFB por meio de alguma Ação Afirmativa);
-Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação – PIBITI (para estudantes de graduação);

1.2) recursos provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Jovens Talentos para a Ciência.
Em ambas as modalidades as bolsas são pagas diretamente pelo CNPq e pela Capes na conta corrente do bolsista.

2) Voluntário: quando o estudante não pode (por ter vínculo empregatício ou bolsa de outra natureza inacumulável) ou não tenha interesse em receber bolsa.

A seleção do bolsista ocorre por meio da indicação do orientador. Por isso, busque informações sobre os projetos de pesquisa de seu interesse, em desenvolvimento no seu Campus. Procure descobrir o que seus professores estão pesquisando e demostre o seu interesse em participar daquele projeto.

Informações sobre os editais dos programas de bolsas podem ser obtidas na opção "editais de apoio à pesquisa".

Informações sobre os projetos e grupos de pesquisa podem ser obtidas nas opções "Pesquisas do IFB" e "Grupos de Pesquisa", respectivamente, no menu à esquerda.

 
Sou servidor e quero pesquisar

Servidores do Instituto (professores e técnicos administrativos) que queiram participar de projetos ou grupos de pesquisa podem submeter projetos de pesquisa aos editais de apoio à pesquisa ou buscar inserção nos Grupos de Pesquisa existentes no Instituto.

Professores devem observar o disposto na Resolução 24/2010 para solicitação de horas para pesquisa.

Técnicos administrativos devem observar o disposto na Portaria Normativa 5/2012 para desenvolvimento de pesquisa.

Caso haja outras dúvidas, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), por meio do telefone 2103-2110 ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página