Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina abre seleção para Programa CAPES – Residência Pedagógica
Início do conteúdo da página

Campus Planaltina abre seleção para Programa CAPES – Residência Pedagógica

Criado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 08h03 | Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 08h03 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 21h06 | Acessos: 492

No período de 18 a 22 de junho de 2018 estarão abertas as inscrições para a seleção para o Programa CAPES – Residência Pedagógica do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília. O programa consiste em uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado na Licenciatura em Biologia e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. 

A Residência Pedagógica terá o total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. Já a orientação do residente será realizada por um docente da IES, denominado docente orientador. 

Serão disponibilizadas 24 cotas de bolsas, oriundas da CAPES, no valor de R$ 400,00, para o período de 18 meses, e seis vagas para os licenciandos residentes não selecionados dentro da quantidade de cotas de bolsas, que poderão atuar como voluntários.

Inscrições

Para participar do programa, é preciso estar regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Biologia do Campus Planaltina do IFB, ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período, além de cadastrar e manter atualizado o currículo na Plataforma Freire, que será utilizada para fins de verificação dos requisitos para concessão das bolsas.

Para inscrição na Residência Pedagógica, os licenciandos residentes deverão preencher o formulário do Anexo I, assinar e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Também é preciso providenciar o print da tela do Portal do Estudante apresente os componentes curriculares pedagógicos já cursados da matriz de seu curso, com suas respectivas notas finais, e enviar por e-mail juntamente com o documento do item 4.1 deste edital. Os componentes curriculares pedagógicos do curso de Licenciatura em Biologia são: Leitura e Produção de Texto, Cultura e Sociedade, Práticas de Ensino (I, II, III, IV, V e VI), Fundamentos da Educação, Metodologia Científica, Organização da Educação Brasileira, Psicologia na Educação, Planejamento e Organização da Ação pedagógica, Estágios Supervisionados (I, II, III e IV), Novas Tecnologias na Educação, Libras, Educação para a Diversidade, Projeto de TCC e TCC.

Saiba mais acessando a Chamada Interna Nº 08/2018 CPLA

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página