Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Reitoria > Programação do Conecta IF oferece qualificação profissional, inclusão social, arte e cultura
Início do conteúdo da página

Programação do Conecta IF oferece qualificação profissional, inclusão social, arte e cultura

Criado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 14h14 | Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 14h14 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 14h19 | Acessos: 1397

Mais de 1500 vagas em oficinas abertas e gratuitas de 18 a 23 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

O evento ConectaIF 2017 realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) vai reunir diversas atividades com proposta de integrar estudantes profissionais, instituições de ensino, empresários e a comunidade em geral, promovendo atividades como palestras, rodas de conversas, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas e muito mais. Os eventos serão abertos e gratuitos, do dia 18 a 23 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília/DF.

Oficinas de Qualificação Profissional

São mais de 1500 vagas em 40 cursos rápidos na atividade Qualific Express. As inscrições já estão abertas. O evento é uma realização do Instituto Federal de Brasília (IFB) em parceria com o Governo do Distrito Federal.

Há oficinas como “Como montar bancos comunitários para fortalecimento da economia solidária”, “Como proteger e evitar perda de informações em seu smartphone Android”, “Economia solidária e empoderamento da mulher: pintando camisetas”, “Oficina de primeiros socorros para o dia-a-dia”, “Oficina de degustação de cervejas especiais artesanais e comerciais”.

Para os interessados em Tecnologias e Ciências há oferta de cursos rápidos de “Modelagem e impressão 3D”, “Criação e programação de carros robôs utilizando arduino”, ““Construção e lançamento de foguetes de propulsão a água”, “Robótica: compreendendo a Física envolvida” e “QuiEstável - um jogo de ensino de ciências”.

E para quem gosta de dança vale aproveitar as oficinas de “Movimentos expressivos”, “A dança moderna expressiva alemã”, “O diálogo entre a dança e a música - Experiências Coreográficas – Oficina prática: diálogos entre dança, coreografia e a música” e “Práticas educativas na cultura visual: processos em videodança”.

No ramo mobiliário há vagas para os cursos de “Aplicação de pintura hidrográfica básica para móveis e objetos de madeira” e de “Oficina de restauro de mobiliário moderno”.

Inclusão Social

Acessibilidade a surdos, Autismo, Atendimento as pessoas com necessidades especiais e Tradução em Libras são alguns dos temas de inclusão social no Conecta IF, que traz a Brasília profissionais renomados de todo o país.

 “Diversidade sexual no contexto educacional” é outro assunto que terá como explanadores os professores Flávio Brebis e Ana Carolina da Silva Silvério, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – Sedestmidh do Governo do Distrito Federal.  Flávio é autor de vários livros sobre a identidade de gênero e atua como coordenador de Diversidade LGBT da Secretaria, e Ana Carolina é assistente social e gerente do Centro de Referência Especializado da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial do GDF.

 “Materiais didáticos e acessibilidade no ensino de surdos” é a mesa que tem como convidados os professores Bruno José Betti Galasso e Dirceu Esdras Teixeira, ambos do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A pedagoga Angela Russo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, irá contribuir com o tema “Tradução e Intérprete de Libras – A posição discursiva do tradutor e intérprete de libras”.

Caio Abujadi, renomado médico psiquiatra da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, do ambulatório de neuro-dificuldades de aprendizado da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do ambulatório de Estimulação Magnética Transcraniana da Universidade de São Paulo (USP) irá encerrar o Fórum no sábado, dia 23, pela manhã, com a palestra “Inclusão, aprendizado e desenvolvimento”.

Alguns destaques na programação do Conecta IF 2017:

 

#Terça-feira, dia 19.09

10h30 – Espetáculo de Dança “Prelúdios de Bach”, coreografia de Marianne Vogelsang, bailarino: Nils Freyer, piano: Ulrike Buschendorf (IncluIF)

Local: Auditório Planalto

 

 14h às 16h – Oficina “Intervenções de Circo Social: oficina de desenvolvimento humano por meio do circo” (Qualific Express)

Local: Sala 2

 

14h às 17h – Oficina “Atendimento ao público surdo PARTE 2” (Qualific Express)

Local: Sala 4

 

14h às 18h – Oficina “Robótica: compreendendo a Física envolvida” (Qualific Express)

Local: Sala 3

 

14h às 18h – Oficina “de restauro de mobiliário moderno PARTE 1” (Qualific Express)

Local: Área Externa - Tenda

 

14h às 17h – Oficina “- Reutilizando e reaproveitando garrafas de vidro e latas” (Qualific Express)

Local: Ala Sul

 

14h30 - Sessão de cinema, reflexão e debate a respeito do tema “Como envelhecer” (Viva com Saúde)

Local: Sala Mezanino 13

 

19h – Abertura do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, com a conferência “Educação, Democracia e Trabalho” com Victor Henrique Paro (Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado)

Local: Auditório Planalto

 

#Quarta-feira, 20.09

9h às 10h – Palestra – Sexo e Autismo: como abordar a sexualidade com adolescentes e jovens TEA. Luciana Raposo dos Santos Fernandes. Mestre em Sexologia Clínica e Educacional pela UGF/RJ. Coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) (IncluIF)

Local: Auditório Águas Claras

 

9h às 12h – Oficina “Como fazer um Fliperama com Raspberry pi” (Qualific Express)

Local: Espaço Desafio de Projetos

 

14h às 16h – Oficina “Modelagem e impressão 3D” (Qualific Express)

Local: Laboratório

 

14h às 17h – Oficina “Oficina de degustação de cervejas especiais artesanais e comerciais” (Qualific Express)

Local: Sala 1

 

16h às 18h – Palestra – O Brincar e o Autismo. Priscila Peres. Neuropedagoga (IncluIF)

Local: Auditório Águas Claras

 

#Quinta-feira, 21.09

14h às 17h – Oficina “Economia solidária e empoderamento da mulher: pintando camisetas” (Qualific Express)

Local: Ala Sul

 

14h às 18h – Oficina “de restauro de mobiliário moderno” (Qualific Express)

LocalÁrea Externa - Tenda

 

16h às 17h – Mesa-Redonda – Uma análise sobre o tradutor e intérprete de Libras em eventos e conferências. Professor Eduardo Felten (UnB), Tradutor e Intérprete de Libras Felipe Oliveira Silva (INES) (IncluIF)

Local: Auditório Águas Claras

 

#Sexta-feira, 22.09

14h às 16h – Oficina “Intervenções de Circo Social: oficina de desenvolvimento humano por meio do circo” (Qualific Express)

Local: Área Externa - Tenda

 19h às 21h – Palestra – Comunicação no TEA: a importância em treinar a família e cuidadores. Nathalia Spinneli Voogd Aziz Fonoaudióloga. Hanen Certified Speech Pathologist (2010) The Hanen Centre. Pós-Graduanda em Análise Aplicada do Comportamento (IncluIF)

Local: Auditório Planalto

 

#Sábado

9h às 11h – Palestra – Inclusão, aprendizado e desenvolvimento - Dr. Caio Abujadi. Psiquiatra infantil e Mestre em Psiquiatria/USP (IncluIF)

Local: Auditório Planalto

SERVIÇOS

Informações e inscrições no site www.ifb.edu.br ou http://conectaif.ifb.edu.br/

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página