Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Riacho Fundo > Alunos do Campus Riacho Fundo apresentam projeto em congresso na Universidade de São Paulo (USP)
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Riacho Fundo apresentam projeto em congresso na Universidade de São Paulo (USP)

Criado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 18h53 | Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 18h53 | Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 20h00 | Acessos: 140

Estudantes do curso de licenciatura em Letras Língua Inglesa do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentaram o projeto intitulado “Jogo Educacional como Instrumento Metodológico de Aprendizagem Ativa” durante a IX Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. O evento ocorreu no final do mês de outubro.

Na ocasião, os estudantes Leandro Lisbôa e Vitor Hugo Costa apresentaram os resultados parciais do instrumento metodológico desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Educação, aprendizagem e inovação”. O instrumento faz parte de um projeto iniciado em 2016 e fomentado pela Fábrica de Ideias Inovadoras (Fabin) em 2018. 

Para os estudantes, "foi uma grande honra e oportunidade estar cercado de outros profissionais, pesquisadores e discentes na busca de novas metodologias e estratégias que facilitem e proporcionem o ensino-aprendizado da língua inglesa. Além disso, foi sensacional representar o IFB em outro Estado”. 

O jogo desenvolvido pelos estudantes utiliza um sistema de cartas para a construção coletiva de narrativas e foca a conversação dentro da língua inglesa. A pesquisa está voltada para a utilização de dispositivos lúdicos na aprendizagem de idiomas.

O evento acontece regularmente na Universidade de São Paulo e é promovido pelo Departamento de Letras Modernas e pelo Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade e tem o objetivo de apresentar e fomentar discussões acerca do ensino e aprendizagem de línguas.

 

Fim do conteúdo da página