Portal do Governo Brasileiro

Programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável

O Programa Mulheres Mil foi criado, inicialmente, no ano de 2008, nos Estados do Norte e Nordeste do Brasil, com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em 2011, o programa estendeu-se para todo o País,  e o governo brasileiro lançou a meta de atender 100 mil mulheres até o ano de 2014.

Servidores do IFB fazem inscrição do Programa Mulheres Mil na Cidade Estrutural
Como funciona?
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF's) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet's) selecionam mulheres que estejam em situação de risco e oferecem a elas cursos de capacitação, para que aumentem sua escolaridade e recebam uma formação profissional dentro de uma perspectiva cidadã.

Mulheres Mil no IFB
No IFB, o Programa Mulheres Mil teve início em 2011, nos campi Gama e Taguatinga Centro, atendendo, inicialmente, a 200 estudantes.

No Campus Taguatinga Centro são ofertados cursos de Empreendedorismo com Ênfase em Alfabetização, Técnicas de Secretariado e Atendimento ao Cliente. Essas estudantes trabalham no setor de reciclagem e atuam em cooperativas na Cidade Estrutural.

No Campus Gama são oferecidos os cursos de Camareira em Meios de Hospedagem e Panificação. Cabe informar que 50 mulheres farão os citados cursos no primeiro semestre de 2012 e, outras 50, no segundo semestre. Todas elas são assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) das cidades de Santa Maria, Recanto das Emas e Gama.




Além do ensino gratuito e de qualidade, o IFB oferece:
Atendimento com assistente social;
Auxílio financeiro;
Transporte;
Material didático;
Brinquedoteca; e
Uniforme.

Por meio de parcerias que são negociadas ao longo do curso, poderá ser disponibilizado:
Merenda escolar;
Atendimento médico;
Odontológico; e
Psicológico.

E depois....
Após a conclusão do curso, o IFB acompanha a busca das estudantes por vagas no mundo do trabalho. Posteriormente, o referido Instituto avalia se suas condições de vida melhoraram, além de verificar se prosseguiram nos estudos.

Coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus Taguatinga Centro: Verônica Lima da Fonseca Almeida

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.