Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Campus Brasília promove Semana Lixo Zero
Início do conteúdo da página

Campus Brasília promove Semana Lixo Zero

Criado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h05 | Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h05 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 14h49 | Acessos: 1738

A Semana Lixo Zero, evento realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil desde 2010, tem como objetivo empoderar a sociedade para mudar sua relação com os recursos naturais, difundir o conceito Lixo Zero, mobilizando pessoas, negócios e comunidades às boas práticas relacionadas à causa. 

A semana, de âmbito nacional, que envolve discussão, mobilização e empoderamento, já aconteceu em mais de 20 cidades do país, com mais de 3 mil ações realizadas em 7 anos. Pelo segundo ano consecutivo, a atividade acontece no Campus Brasília, nos dias 22, 24 e 25 de outubro, com uma programação que envolve mutirão de plantio de árvores, palestras, exibição de documentários e filmes, além de rodas de conversa e oficinas.

Para participar, basta comparecer; não é necessário realizar inscrições. Neste ano, com a temática “Gastronomia Lixo Zero”, será realizada uma roda de conversa com empresários e especialistas do DF que aceitaram o desafio de transformar seus empreendimentos em Lixo Zero, ou seja, encaminhar no máximo 10% dos resíduos produzidos pela empresa ao aterro sanitário. 

Até dia 30 de outubro o IFB/ Campus Brasilia estará recebendo resíduos eletrônicos - descarte corretamente. Se uma tonelada for recolhida, o Campus poderá receber 20 computadores.  As doações podem ser feitas por pessoas fora da comunidade também e, só deixar sua participação na caixa de coleta localizada na entrada principal. 
 
Além do recolhimento de resíduos eletrônicos, outra atividade que envolve a Semana Lixo Zero é o Plantio de Mudas. A ideia é apoiar o projeto Tempo de Plantar, que tem como objetivo o plantio de 1 milhão de árvores em todo o DF. No Campus Brasilia serão plantadas mais de 50 mudas doadas pelo Viveiro Jardins Romero, além de sementes nativas coletadas pelos alunos na UnB. 
 
Dia: 24/10 - QUINTA-FEIRA
 
 Eco Fashion IF

Pensando nas mudanças de comportamento em relação à produção e ao consumo atuais, a 2ª edição do Eco Fashion IF vai apresentar um desfile que pretende misturar moda e protesto. A ideia é mostrar que há possibilidade de reaproveitar aquelas roupas que foram descartadas e que é possível estar na moda gastando pouco. O evento fará parte da Semana Lixo Zero 2019 do IFB e será realizado no dia 24/10 (quinta-feira), às 16h30, no auditório do Bloco "C" do Campus Brasília.

Durante o desfile, haverá performances em tons de protesto e conscientização em relação à atual situação vivida na Amazônia. Esta 2ª edição conta ainda com o apoio do estilista Antônio Cardoso em parceria com a produtora de moda Angel Dessoles. O Eco Fashion IF é um projeto idealizado pela estudante Mirelly Araújo e  tem a participação da equipe formada por Galícia Domingues, Ana Carolina Oliveira, Phelipe Nunes e Luana Medeiros. 
 
Roda de Conversa - Coma
 
Presença de Michelle Cano produtora da Conferência de Música e Arte e de Kaká Bessa, coordenadora de comunicação do Festival Coma. 
Ambas farão um bate papo sobre Comunicação e Planejamento de ações de sustentabilidade que foram realizadas durante o festival. 
Será no dia 24/10, quinta às 14 horas, na sala 211 B - não é necessário inscrição prévia.  
 
Exibição do documentário "Amanhã"
 
O filme "Amanhã", vencedor do César, o Oscar do cinema francês, na categoria de melhor documentário, traz essa mensagem de maneira muito otimista. É divertido, informativo, e deixa nos espectadores um desejo de sair por aí arregimentando vizinhos.

O documentário francês que aborda a crise planetária que estamos vivendo. Mas, ao contrário de outros documentários que priorizam os problemas, foca as soluções que estão sendo colocadas em prática ao redor do globo para um mundo bem melhor. Foi rodado em 10 países. Em cada local que a equipe gravou, somos apresentados a pessoas e organizações que estão mudando sua economia, reinventando a democracia, recriando a educação, fortalecendo a agricultura sustentável e investindo em novas fontes de energia.

É um excelente exemplo da visão que traz a eco-filósofa Joanna Macy de que a Grande Virada já está acontecendo. Ainda que quase completamente focado em ações nos Estados Unidos e Europa, o documentário não deixa de ser uma injeção de ânimo e uma inspiração.

Aqui no Brasil, fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês. 

Documentário "Amanhã" trailer (documentário francês) // TRAILER

Duração: 1h 58min

Direção: Melanie Laurent e Cyril Dion

Ano: 2015

Quando: 24 de Outubro às 14 horas

Local: IFB -  Auditório do Bloco C

Confira trailler
 

Dia: 25/10 - SEXTA-FEIRA
 
Gastronomia Zero
 
Na programação da Semana LIxo Zero vai ter uma roda de conversa sobre Gastronomia Lixo Zero.  Mas o que é Lixo Zero? O termo significa que uma pessoa, empresa, estabelecimento ou organização assume o compromisso de enviar no máximo 10% dos resíduos que produz para o aterro sanitário. É uma meta ética que vários estabelecimentos e eventos de Brasília assumiram. 
 
Para mostrar que essa iniciativa é possível, a Semana Lixo Zero do IFB vai trazer Ian McKee, do Instituto Ecozinha, Flavia Attuch, do Mercado Evolua, Romero Melo, dos Jardins Romero, Thamyris Andrade da UFTO e Kallel Kopp, da Neutralize para um bate papo no dia 25/10, sexta, ás 9h no auditório do bloco C do Campus Brasilia. 
Vem e veja que é possivel ver possibilidade no lugar de lixo. 
 
 
Lembrando que o evento será aberto para quem quiser participar.
Venha com sua ferramenta, lanche e caneca.  
Para saber mais, acesse o SITE DO EVENTO e a PROGRAMAÇÃO.

Oficina de "Políticas da Natureza a partir da Dança: elementos da natureza, corpo-meio-ambiente e realidade virtual"

 

Esta oficina é ofertada pelo Grupo de Pesquisa de Dança Educação do IFB, associada ao projeto Políticas da Natureza (PON) e ao processo de criação de realidade virtual do espetáculo Sonhares, com o apoio do Instituto Cultural da Dinamarca.  Inspirado nos cinco elementos da natureza (terra, fogo, água, ar e movimento) a oficina trabalha o meio ambiente a partir de uma imersão gráfica e sonora de realidade virtual em dialogo com movimento dançado. 

Trabalharemos com as noções de corpo-meio-ambiente, contemplação, imersão, percepção, e imaginação.

Além de evidenciar uma relação sensorial corpórea com os elementos da natureza, nós abriremos a discussão, a partir de uma roda de conversas com convidados de diversas áreas de atuação, sobre o uso das tecnologias e das artes no contexto da Semana do Lixo Zero, assim como os futuros possíveis que elas possam oferecem.

Horário: das 14 às 16 horas

Local: Instituto Federal de Brasília, sala 107 bloco C. 

Sobre o PON: “O projeto Políticas da Natureza é um movimento social internacional e um laboratório criativo que une preocupação com o futuro ambiental e desenvolvimento de roteiros e ideias para produtos em Realidade Virtual. A metodologia foi desenvolvida por Jakob Raffn (pesquisador do Departamento de Agroecologia da Aarhus Universitet – Copenhagem/Dinamarca) e Frederik Lassen (desenvolvedor de tecnologias em realidade virtual) e é apoiada por uma rede diversa de pessoas das áreas de tecnologia, arte, ciências sociais e estudos ambientais.” Denise Paiva Agustinho, 2019. 

Oficinera: 

Image result for deborah dodd Deborah Dodd (Departamento de Artes Cênicas UnB,  Grupo de Pesquisa em Dança Educação do IFB e PON)

Participantes convidados para a roda de conversa:

C:\Users\1476115\Pictures\Ana-Arruda-Créditos-Thiago-Sabino-12.jpg  Ana Arruda (diretora do Sétima Cinema e do Curta Brasília - Festival Internacional, PON)

Anders Hentze (Instituto Cultural da Dinamarca)         C:\Users\1476115\Pictures\Anders II.jpg

 C:\Users\1476115\Pictures\Carlos Praude.jpg   Carlos Praude (Arte Computacional, projeto artístico Sonhares)

                                       Denise Paiva Agustinho (CDS-UnB, PON)    C:\Users\1476115\Pictures\denise II.jpg                                    

C:\Users\1476115\Pictures\Maria Sílvia.jpg  Maria Sílvia Rossi (Secretaria do Meio Ambiente do DF, PON) 

Atualizado em 23.10.2019
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página