Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Extensão > Programas
Início do conteúdo da página

Programas de Extensão

Criado: Quarta, 18 de Dezembro de 2013, 17h49 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 20h51 | Acessos: 9736

Entende-se por Extensão o processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade.

A Extensão tem como pressuposto a interação dialógica e transformadora com a sociedade, em articulação com o ensino e a pesquisa, contribuindo para o processo formativo do educando. Envolve necessariamente a comunidade externa.

 

 As ações de extensão são  classificadas em:

Programa de Extensão — conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino, envolvendo a participação de discentes.

Projeto de Extensão — conjunto de atividades processuais contínuas (mínimo de três meses), de caráter educativo, científico, cultural, político, social, ou tecnológico com objetivos específicos e prazo determinado que pode ser vinculado ou não a um programa, envolvendo a participação de discentes.

Curso de Extensão — ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos.

Evento de Extensão — ação que implica a apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, com o envolvimento da comunidade externa, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela instituição.

Prestação de Serviço — conjunto de ações tais como consultorias, laudos técnicos e assessorias, vinculadas às áreas de atuação da instituição, que dão respostas às necessidades específicas da sociedade e do mundo do trabalho, priorizando iniciativas de diminuição das desigualdades sociais.

Relações Interinstitucionais — ações que visam ao estabelecimento de acordos de cooperação, bem como celebração de convênios e construção de plano de trabalho específico como instrumento para melhoria do ensino e da pesquisa no âmbito da extensão, vinculados ou não a um projeto ou programa culminando com a assinatura dos documentos.

 Clique aqui e acesse a lista de ações de extensão do Instituto Federal de Brasília.


 Para registro das ações de extensão de novembro de 2018 a 2019 de fluxo contínuo, utilizar os modelos e seguir o Edital n° 038/2018 da PREX — acesse aqui e siga as instruções.

 Para saber mais, acesse:

Editais Internos

Editais Externos  


Documentos normativos sobre a Extensão no IFB:

Resolução nº 007-2012/CS-IFB – estabelece as normas gerais para ações de extensão no âmbito do IFB

Portaria Normativa nº 005, de 31 de agosto de 2016 - Regulamenta a utilização do Cartão BB Pesquisa

Portaria Normativa nº 006, de 15 de setembro de 2016 - Dispõe sobre as áreas e linhas temáticas prioritárias da extensão do IFB

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página