Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > São Sebastião > Campus São Sebastião e Associação Ludocriarte realizam II Seminário Ação em Rede
Início do conteúdo da página

Campus São Sebastião e Associação Ludocriarte realizam II Seminário Ação em Rede

Criado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 15h52 | Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 14h57 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 14h57 | Acessos: 112

O Instituto Federal de Brasília — IFB/Campus São Sebastião sediou o II Seminário Ação em Rede que tratou sobre Governança Institucional: estratégias para a captação de recursos no Terceiro Setor, realizado em parceria com a Associação Ludocriarte e outras 07 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) locais, no último sábado (31/08). 

O evento, que contou com a participação de dois grandes nomes na área do Terceiro Setor, Ilda Peliz e João Paulo Vergueiro, iniciou-se com um breve resumo feito por Francisco Beto, dirigente da instituição Evolução, sobre o contexto histórico das Organizações da Sociedade Civil atuantes em São Sebastião. A professora Renata Mello, responsável pelo acompanhamento jurídico e contábil das 07 instituições participantes do projeto Ação em Rede, apresentou um relatório parcial acerca do desenvolvimento das instituições quanto ao plano de trabalho, planejamento estratégico e atualização da documentação necessária para realização de cadastro no CDCA/DF – Conselho da Criança e do Adolescente. Rumo à etapa final do projeto, das 07 instituições, 05 estão com toda a documentação em dia e aptas a se cadastrarem no CDCA/DF.

Ilda Peliz ressaltou a importância da análise documental e a construção de um projeto social que tenha bem identificadas as necessidades reais de cada instituição, fez considerações acerca da competitividade, concorrência, globalização e fusão de empresas e alertou que são necessárias estratégias bem elaboradas e articuladas para obter destaque e trazer reais mudanças para a sociedade.

“Uma estratégia importante é uma boa gestão e legitimidade, imagem com envolvimento da população e reconhecimento". Destacou, ainda, a importância de "possuir o SEBAS para levantamento de outros recursos e ter transparência e eficiência para fazer mais com menos”.

O palestrante João Paulo Vergueiro levantou questões pertinentes à importância da profissionalização e estruturação da gestão das Organizações e Institutos. “As instituições são Associações, um conjunto de pessoas por uma causa”, salientou. O convidado fez considerações acerca da estruturação da gestão e da necessidade de se ter bem definido quem toma ou tomará as principais decisões. 

Após a apresentação dos especialistas, foi feita a exibição de um vídeo produzido por jovens participantes do projeto com falas de diversos dirigentes de entidades locais sobre suas percepções acerca da governança institucional. O vídeo deu início a um longo debate, com bastantes questionamentos e muitas trocas. Ao final, o Fórum de Entidades Sociais foi reativado, e sua próxima reunião, marcada para acontecer ainda no mês de setembro.

A atividade contou com um público de 143 pessoas e foi parte do projeto Ação em Rede, que reúne jovens e dirigentes de 7 instituições socioculturais da cidade e oferece formação e profissionalização especializada às instituições para adequação do modelo de gestão relacionado ao cumprimento do processo de registro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA/DF. Foi, sem dúvida, uma grande oportunidade de encontro e troca de experiências entre representantes de Organizações da Sociedade Civil atuantes em São Sebastião e especialistas de expressão nacional.

Confira o texto na íntegra acessando aqui.

Fim do conteúdo da página