Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O que é o SGA?

Criado: Sexta, 22 de Janeiro de 2016, 13h19 | Publicado: Sexta, 22 de Janeiro de 2016, 13h19 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2016, 18h31 | Acessos: 9462

O Sistema de Gestão Acadêmica, como o próprio nome diz, é um sistema gerencial usado para o controle e registro de todo o percurso acadêmico dos alunos do IFB. Foi elaborado por servidores do Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação, junto com servidores dos Registros Acadêmicos e contou, também, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (PREN) e professores dos campi do IFB. Dessa forma, o SGA foi desenvolvido para a realidade das modalidades oferecidas pelo IFB, contemplando, com isso, as especificidades legais que cada uma delas exige.

Trata-se de um sistema com acesso online e que atende às necessidades dos professores, uma vez que possibilita o registro dos planos de ensino, das aulas ministradas, das avaliações e recuperações da frequência atribuída aos alunos, gerando o diário de classe do professor - ferramenta essencial para o controle do desempenho dos alunos também pelos coordenadores de curso e pedagógico.

É também um suporte de facilidade para o trabalho dos registros acadêmicos, tendo em vista que dá condições para efetivação de matrícula e emissão imediata de declarações, resultados acadêmicos, grade horária dos alunos, histórico escolar, certificados e diplomas. Grande parte dos dados e informações gerados pelo SGA são imprescindíveis para alimentar sistemas do MEC e INEP como SISTEC, Educacenso, CENSUP, além de possibilitar a criação mensal da Planilha de Seguro de Alunos e outros relatórios que auxiliam nos trabalhos sobre perfil socioeconômico, evasão, número de formandos e egressos e demais quantitativos a serem disponibilizados, inclusive, aos órgãos de auditoria do governo (CGU, TCU).

Futuramente, o SGA irá atender as demandas das coordenações de Assistência Estudantil e Inclusão, Coordenações de Estágio e outras coordenações ligadas ao ensino. Também abrangerá os cursos a distância, modalidade cada vez mais crescente dentro da instituição.

Caso o usuário do sistema tenha alguma dúvida ou queira contribuir com alguma sugestão poderá encaminha-las, via e-mail, para os seguintes endereços:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse o SGA: sga.ifb.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página