Página inicial > Estude no IFB > Estude no IFB > Acadêmico > Técnico em Secretaria Escolar, subsequente ao nível médio

Técnico em Secretaria Escolar, subsequente ao nível médio

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2011, 10h25 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2016, 12h43 | Acessos: 43087

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivo Geral do Curso

• Possibilitar a formação de técnicos de nível médio na modalidade de ensino subsequente na área de Desenvolvimento Educacional e Social.
  • Capacitar os participantes do curso para atuar na organização, execução, coordenação e orientação das atividades da Secretaria Escolar.

Objetivos Específicos do Curso

• Proporcionar ensino a profissionais de nível técnico na área da Educação com enfoque nas atividades da Secretaria Escolar e sua relação com os demais setores da escola;
  • Garantir o acesso a conhecimentos teóricos e práticos nas atividades da organização da escola que viabilizem o domínio dos processos e procedimentos das atividades pertinente à Secretaria Escolar: atendimento, expediente, documentação e registro.
  • Capacitar o profissional para a assessoria e desenvolvimento de atividades de gestão da escola, apoiando de forma positiva o processo de acesso ao mercado de trabalho e desenvolvimento profissional.
  • Propiciar melhores oportunidades qualificação profissional e empregabilidade aos profissionais que pretendem atuar no campo da gestão escolar.

Perfil do Egresso

Pretende-se que, ao concluir o Curso Técnico em Secretaria Escolar, o aluno tenha desenvolvido competências gerais que permitam:

• Interpretar relações do mundo do trabalho;
  • Exercer a profissão de forma ética com respeito;
  • Comunicar com fluência e desenvoltura;
  • Conhecer os processos e as atividades do funcionamento da escola;
  • Colaborar na realização do planejamento e gestão escolar;
  • Dominar os processos e procedimentos necessários ao atendimento da comunidade escolar;
  • Estruturar, implementar e coordenar a organização da documentação e do registro relacionados à organização da escola, do corpo docente e discente;
  • Coordenar o expediente da secretaria escolar em articulação com os vários setores da escola;
  • Operacionalizar processos e procedimentos relativos à rotina da escola tais como matrícula, certificação, transferência, confecção de atas e atualização dos livros de registro.
  • Organizar a formação de turmas e a estruturação das condições formais para o seu funcionamento;
  • Controlar e organizar arquivos com registros da vida acadêmica dos estudantes em suas diferentes etapas.

Qual o campo de atuação profissional?

O Técnico em Secretaria Escolar estará capacitado para atuar em Escolas da rede pública e privada; Centros de Formação Profissional; Centros de Capacitação de Pessoal; Órgãos de sistemas e redes de ensino e outros espaços formais e não formais de formação, educação e ensino.

Forma de acesso

O acesso ao Curso Técnico Subsequente em Secretaria Escolar tem como requisito o ensino médio ou equivalente (conforme disposto na Organização Didático Pedagógica – ODP do IFB - 2011).  O candidato deverá participar do processo de seleção regido por edital que indica procedimentos e formas que regem o processo seletivo para os interessados no curso.  O processo seletivo será divulgado por meio de edital publicado na imprensa oficial, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo, e quantitativo de vagas ofertadas. Ao ser selecionado, o candidato, deve aguardar a convocação para matrícula no curso. Ao ser convocado o candidato deverá comparecer na data indicada e apresentar a documentação necessária para realizar sua matrícula no curso, conforme indicado no edital de seleção do curso. O ingresso por meio de transferência de alunos estará sujeito a existência de vaga no curso, conforme rege a ODP (2011) no Art. 39. A aceitação de transferência de alunos egressos de outras instituições fica condicionada à existência de vagas e mediante processo seletivo.

Duração do curso: 4 semestres

Carga horária: 1.360 H