Página inicial > Estude no IFB > Estude no IFB > Acadêmico > Técnico em Secretariado, subsequente ao nível médio

Técnico em Secretariado, subsequente ao nível médio

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2011, 10h28 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2016, 12h39 | Acessos: 57534

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivo Geral do Curso

O Curso Técnico em Secretariado está direcionado para possibilitar a formação de técnicos de nível médio na modalidade de ensino subsequente na área de Gestão e Negócios e capacitar os participantes do curso para atuar nas atividades de assessoria técnica, assessoria direta e administração em secretaria de organizações públicas, privadas, do terceiro setor, prestadora de serviços, órgãos de classe, indústria e comércio.

Objetivos Específicos do Curso

• Fornecer aos profissionais conhecimentos e técnicas específicas para exercer a profissão;
  • Possibilitar aos profissionais que já atuam na área, exercer suas atividades, sempre procurando o aperfeiçoamento;
  • Incentivar a valorização e o reconhecimento da profissão e as funções de Secretariado no mercado de trabalho;
  • Tornar conhecido do novo perfil do profissional de secretariado e executar tarefas com eficiência;
  • Desenvolver as habilidades de relações com o público interno e externo nas organizações, aprimorando a comunicação;
  • Formar técnicos que conheçam e respeitem, ao mesmo tempo, à Lei Federal nº 7.377/85, de 30/09/85, alterada pela Lei Federal nº 9.261/96, de 10/01/96, que regulamenta a profissão do Secretário, e ao Código de Ética Profissional do Secretário, publicado no Diário Oficial da União de 07/07/89.
  • Mostrar as competências necessárias para as realizações das atividades com excelência, tendo em vista o gerenciamento de informações com qualidade, buscando resultado satisfatório nos processos administrativos das organizações.

Perfil do Egresso

Ao concluir o Curso Técnico de Secretariado Subsequente, o estudante deverá ter a capacidade de promover a realização das atividades organizacionais com conhecimento e eficiência. Para tanto, ele precisa: dominar técnicas básicas de administração pública e privada; atuar com eficiência na gestão do expediente administrativo; intermediar as relações interpessoais internas e externas ao ambiente organizacional; revelar eficiente domínio da comunicação por diferentes meios e executar atividades sob supervisão.

Qual o campo de atuação profissional?

O profissional Técnico em Secretariado poderá atuar em órgãos públicos e privados, dentro das secretarias de todos os departamentos administrativos públicos e privados, e em empresas e organizações com ou sem fins lucrativos e em indústrias.

Formas de acesso

O acesso ao Curso Técnico Subsequente em Secretariado tem como requisito o ensino médio ou equivalente (conforme disposto na Organização Didático Pedagógica – ODP do IFB - 2011).  O candidato deverá participar do processo de seleção regido por edital que indica procedimentos e formas que regem o processo seletivo para os interessados no curso.  O processo seletivo será divulgado por meio de edital publicado na imprensa oficial, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo, e quantitativo de vagas ofertadas. Ao ser selecionado, o candidato, deve aguardar a convocação para matrícula no curso. Ao ser convocado o candidato deverá comparecer na data indicada e apresentar a documentação necessária para realizar sua matrícula no curso, conforme indicado no edital de seleção do curso. O ingresso por meio de transferência de alunos estará sujeito a existência de vaga no curso, conforme rege a ODP (2011) no Art. 39. A aceitação de transferência de alunos egressos de outras instituições fica condicionada à existência de vagas e mediante processo seletivo.

Duração do curso:

Carga horária: 900h