Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações e Programas
Início do conteúdo da página

Ações e Programas

Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 11h23 | Acessos: 36476

O Instituto Federal de Brasília (IFB) é uma instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O IFB articula a educação superior, básica e profissional e de pós-graduação.

Em termos de Ensino, a instituição oferta cursos pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e pelo Programa MEDIOTEC.

No tocante à Assistência ao Educando, o IFB faz parte dos Programas Nacionais de Assistência Estudantil (PNAES) e Alimentação Escolar (PNAE). O Programa Nacional de Assistência Estudantil possui diversos tipos de auxílio, de forma a garantir a permanência e o êxito dos estudantes da instituição. Alguns exemplos são: Auxílio Permanência, Auxílios Emergenciais, Bolsas de Monitoria e Auxílio Participação em Eventos Técnico-Científicos.

Especificamente falando de formação pedagógica, o Instituto possui seu Programa de Residência Pedagógica (RP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visa complementar a formação acadêmica, especialmente dos estudantes das licenciaturas ofertadas.

Em termos de Pesquisa, o IFB mantém diversos programas de concessão de bolsas e auxílios financeiros para execução das ações de pesquisa. Atualmente o IFB possui quatro programas de bolsas: Programa de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM), Programa de Iniciação Científica (PIBIC), Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programa de Bolsas de Iniciação Científica para Ações Afirmativas (PIBIC-AF). Saiba mais sobre os Programas de Pesquisa do IFB.

Além dos programas de iniciação científica, o IFB possui o Programa FABIN – Fábrica de Ideias Inovadoras, para custear o desenvolvimento de protótipos pelos pesquisadores e estudantes da instituição e o Programa Pró-Grupos, que financia e fomenta a produção científica de grupos de pesquisa.

Em termos de Extensão, o IFB possui diversas ações. Encontros com o setor produtivo, em que empresários e extensionistas discutem formas de integração e auxílio mútuo entre o ambiente acadêmico e a comunidade. O Programa Qualific Express fomenta a oferta de cursos de extensão de curta duração, de forma a suprir carências técnicas pontuais dos trabalhadores.

Na perspectiva de Integração da pesquisa, do ensino e da extensão o IFB consolidou o Programa PIPA (Projeto Integrador Pesquisa e Ação). Este programa foi um resultado dos esforços conjuntos das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, buscando a integração dos saberes.

E uma das principais ações realizadas anualmente pelo IFB é o ConectaIF, evento que reúne anualmente diversas instituições de ensino, de governo e do setor produtivo, em um ambiente de compartilhamento de ideias e saberes entre comunidade, estudantes, pesquisadores e a gestão do instituto.

Quer saber mais? Acesse a Carta de Serviços ao Cidadão

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página