Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Uncategorised > Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis)

Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis)

Criado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 15h31 | Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 15h31 | Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 07h19 | Acessos: 2748

IFB Campus Brasília

O Neabi-Cbra (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFB Campus Brasília) é um setor de natureza propositiva, consultiva e executiva. Nossa missão é promover e contribuir para ações de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculadas às temáticas das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa. Um dos objetivos do núcleo é contribuir com o cumprimento das leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileira e Indígena.

Equipe Neabi IFB Campus Brasília

IFB Campus Estrutural

O CEABI - Estrutural (Comissão de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFB Campus Estrutural) foi estruturado em julho de 2020 com a proposta de apoiar e sistematizar as atividades de promoção da educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.   Nossa missão é propor ações que possam auxiliar o atendimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e legislações vigentes e correlatas. Promover grupo de estudos; rodas de conversa; debates; palestras; seminários; clube de leitura e cine debate e dentre outras ações para divulgação e amplificação dos temas inerentes.

Equipe Neabi IFB Campus Estrutural:

IFB Campus Recanto das Emas

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFB Campus Recanto das Emas (Neabi-CREM) foi estruturado em junho de 2019 com o objetivo de apoiar e sistematizar as atividades de promoção da educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, em defesa da igualdade racial e em favor de uma educação antirracista.  Formado atualmente por estudantes e servidores, o NEABI do IFB Campus Recanto das Emas reúne-se regularmente para estudar, planejar e executar ações em torno da educação para relações étnico-raciais. Além das diversas atividades acadêmico-escolares e artístico-culturais mencionadas, o NEABI-CREM passou a coordenar e desenvolver ações de apoio na elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), para que atendam aos requisitos legais acerca do tema da educação para relações étnico-raciais; apoio para estruturação de ações acerca da educação das relações étnico-raciais em outros campi do IFB e Instituições, apoio a projetos, como a parceria entre o Projeto de Extensão Recanto do Cinema e o Festival Recanto do Cinema e o NEABI, bem como em ações de formação.

O contato pode ser feito por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou com o coordenador/docente Felipe Torres  (e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Equipe NEABI/CREM

Kaiser Dias Schwarcz (membro) - kaiser.schwarcz@.ifb.edu.br

IFB Campus Taguatinga

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/NEABI – IFB Campus Taguatinga/CTAG é um núcleo propositivo e consultivo de promoção, planejamento e execução de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, no âmbito do CTAG e em suas relações com a comunidade externa.

Contatos: