Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis)
IFB Campus Brasília
O Neabi-Cbra (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFB Campus Brasília) é um setor de natureza propositiva, consultiva e executiva. Nossa missão é promover e contribuir para ações de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculadas às temáticas das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa. Um dos objetivos do núcleo é contribuir com o cumprimento das leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileira e Indígena.
E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Equipe Neabi IFB Campus Brasília
Izabel Cavalcanti Ibiapina Parente (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Dayane Augusta Santos Da Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Kadidja Valeria Reginaldo De Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Lajara Janaina Lopes Correa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Marcela Ferreira Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Nanah Sanches Vieira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
________________________________________________________________
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/NEABI – IFB Campus Ceilândia/CCEI tem natureza propositiva, consultiva e executiva. Este núcleo foi instituído pela Portaria 10/2023 e tem a missão de sistematizar e apoiar a inclusão das questões étnico-raciais no âmbito escolar por meio da realização de ações que contribuam para a promoção da equidade racial e da consolidação da cidadania e dos Direitos Humanos, além de sistematizar momentos de reflexão e conscientização sobre a temática afro-brasileira e indígena, valorizando a identidade de todos, respeitando às diferenças e proporcionando uma educação antirracista.
IFB Campus Estrutural
O CEABI - Estrutural (Comissão de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFB Campus Estrutural) foi estruturado em julho de 2020 com a proposta de apoiar e sistematizar as atividades de promoção da educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Nossa missão é propor ações que possam auxiliar o atendimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e legislações vigentes e correlatas. Promover grupo de estudos; rodas de conversa; debates; palestras; seminários; clube de leitura e cine debate e dentre outras ações para divulgação e amplificação dos temas inerentes.
E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Equipe Neabi IFB Campus Estrutural:
Caroline Soares Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Elias Vieira de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luísa Meirelles de Souza Modesto -Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luiz Fernando Rodrigues Lopes -Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Renata Jesus da Costa Ehrl - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Samuel Gabriel Assis - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ubiratan Pereira de Resende - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
________________________________________________________________
IFB Campus Recanto das Emas
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFB Campus Recanto das Emas (Neabi-CREM) foi estruturado em junho de 2019 com o objetivo de apoiar e sistematizar as atividades de promoção da educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, em defesa da igualdade racial e em favor de uma educação antirracista. Formado atualmente por estudantes e servidores, o NEABI do IFB Campus Recanto das Emas reúne-se regularmente para estudar, planejar e executar ações em torno da educação para relações étnico-raciais. Além das diversas atividades acadêmico-escolares e artístico-culturais mencionadas, o NEABI-CREM passou a coordenar e desenvolver ações de apoio na elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), para que atendam aos requisitos legais acerca do tema da educação para relações étnico-raciais; apoio para estruturação de ações acerca da educação das relações étnico-raciais em outros campi do IFB e Instituições, apoio a projetos, como a parceria entre o Projeto de Extensão Recanto do Cinema e o Festival Recanto do Cinema e o NEABI, bem como em ações de formação.
O contato pode ser feito por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou com o coordenador/docente Felipe Torres (e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Equipe NEABI/CREM
Felipe do Couto Torres (coordenador) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Kaiser Dias Schwarcz (membro) - kaiser.schwarcz@.ifb.edu.br
Maria Helenice Barroso (membro) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
________________________________________________________________
IFB Campus Samambaia
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFB campus Samambaia tem como missão promover um constante debate a respeito das relações étnico-raciais e dos reflexos delas nos diferentes campos da sociedade, promovendo a igualdade racial e difundindo a história, os saberes e os fazeres das populações negras e indígenas. Para isso, busca fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão, constituindo-se como um órgão de formação, assessoramento e acolhimento da comunidade escolar. O Núcleo é composto pelas(os) seguintes servidoras(es) e pode ser contactado pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Anderson de Figueiredo Matias |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Angela Beatriz Souza Bertazzo |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Joseleide Pereira da Silva |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Lenita Pereira de Souza |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Luiza Mader Paladino |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Lyssya Suelen Pereira da Silva |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Raquel de Souza Barbosa Silva |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Sonia Carvalho Leme Moura Veras |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
________________________________________________________________
IFB Campus São Sebastião
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFB Campus São Sebastião (Neabi/CSSB) tem como missão fomentar ações de natureza sistêmica no âmbito do ensino, pesquisa e extensão que promovam o cumprimento efetivo da legislação no que tange à promoção da educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, pautado na construção de uma perspectiva pedagógica antirracista e no combate ao racismo e às desigualdades por ele constituídas.
O contato com o Neabi/CSSB pode ser feito por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou diretamente com o coordenador (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Equipe Neabi/CSSB:
Rafael Batista de Sousa – Coordenador – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nilzélia Maria Oliveira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pedro do Couto Torres – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Yamira Barbosa – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
________________________________________________________________
IFB Campus Taguatinga
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/NEABI – IFB Campus Taguatinga/CTAG é um núcleo propositivo e consultivo de promoção, planejamento e execução de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, no âmbito do CTAG e em suas relações com a comunidade externa.
Contatos:
Francisco Nunes dos Reis Júnior – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Julwaity Quaresma Cardoso Pimentel Neto – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Kenia Alves da Silva Costa – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lucas Barbosa de Melo – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rafaela Felipe Asmar – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Veruska Ribeiro Machado – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais