Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estude no IFB > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes - Estude no IFB

Criado: Sexta, 15 de Março de 2013, 15h22 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 16h57 | Acessos: 46733

 Quais os tipos de cursos que o Instituto Federal de Brasília oferece?

  • Cursos rápidos de formação inicial e continuada (FICs)
  • Cursos Técnicos
  • Cursos Superiores
  • Pós-graduação

 Quanto custa para estudar no IFB?

Não custa nada. O IFB é uma instituição pública e gratuita.

 

Como faço para me inscrever em um curso do IFB?

Cada tipo de curso tem um processo seletivo diferente e todos se tornam públicos através de editais no site do IFB.  As inscrições normalmente são online (pela internet).

 

Quais as modalidades de cursos técnicos que o IFB oferece?

Técnico Integrado ao Médio - para quem terminou o Ensino Fundamental (9º ano) e tem menos de 18 anos

Técnico Integrado ao Programa de Educação de Jovens de Adultos - PROEJA - para quem concluiu o Ensino Fundamental e tem mais de 18 anos 

Técnico Subsequente - para quem já tem o Ensino Médio

Técnico Concomitante - para quem realiza o Ensino Médio no mesmo estabelecimento ou em instituição de ensino distinta com convênio com IFB

 

E quais as modalidades de cursos superiores que o IFB oferece?

Licenciatura – formação de professores que atuarem prioritariamente na educação básica

Tecnologia - formação especializada nas áreas científicas e tecnológicas

Bacharelado – formação abrangente

 

Como é o processo seletivo?

Cursos Técnicos- Por sorteio eletrônico.

Cursos de Graduação - Por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e/ou pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

 Cursos de Pós-Graduação lato sensu - Por sorteio público e análise de títulos.

 

O IFB tem reserva de vagas para ações afirmativas?

Sim, 60% das vagas são distribuídas de acordo com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, destinadas a pessoas com deficiência, a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, a quem tem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a quem cursou integralmente o ensino anterior (fundamental ou médio) em escolas públicas. 

 

INSCRIÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS

 

Fiz inscrição no grupo de reserva de vagas, qual o próximo passo?

Caso você tenha escolhido concorrer por reserva de vaga, FIQUE ATENTO, pois durante o período de inscrição você deve levar ao campus a documentação indicada no Edital para comprovar que você preenche os requisitos para concorrer no grupo que você escolheu. Que documentação é essa? Ela está descrita no EDITAL no item DA COMPROVAÇÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS (RESERVA DE VAGAS).

Sua documentação será analisada e se sua documentação estiver completa, de acordo com o que é indicado no Edital, você participará do sorteio concorrendo somente com quem escolheu o mesmo grupo de vagas que você.

Caso você não leve a documentação ou não apresente todos os documentos que foram solicitados no Edital, você ainda assim vai participar do sorteio, mas agora disputará a vaga com todos que optaram pela ampla concorrência.

Não esqueça, entregar a documentação é muito importante.

Depois é só aguardar a data do sorteio que está definida no cronograma do Edital.

 

Fiz a inscrição no grupo ampla concorrência, qual o próximo passo?

Acompanhar o cronograma e verificar a data do sorteio.

 

Fui sorteado e agora?

Fique atento ao dia e horário de matrícula. Veja no Edital a documentação que você precisa apresentar. Nessa etapa a relação de documentos é a mesma para quem escolheu ampla concorrência ou reserva de vagas. No Edital a documentação estará no item DA DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA.

Não fui sorteado. Fico fora da seleção?

Não. Você continua no processo seletivo, mas na lista de espera.

 

Como funciona a lista de espera?

Caso sobrem vagas depois do período de matrícula de quem foi sorteado, o IFB lança a etapa de MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PELA VAGA. Nessa etapa todos que estão na lista de espera, se tiverem interesse, no dia definido no Edital para manifestação de interesse, vão à unidade do IFB que oferece o curso em que você fez inscrição, levando um documento de identificação com foto (por exemplo: RG, carteira de motorista, carteira de trabalho) e assinam uma lista. A partir daí, enquanto estiver vaga em aberto, o IFB lançará as próximas chamadas apenas para quem estava na lista de espera e foi ao campus assinar a lista de manifestação de interesse.

Não fui assinar a lista de manifestação de interesse, o que acontece?

Você é excluído desse processo seletivo, mas pode futuramente fazer novas inscrições e participar novamente de outras seleções. Ou ainda pode aguardar uma possível publicação de Edital de Vagas Remanescentes abertas à Comunidade.

Como funciona o edital de vagas remanescentes abertas à comunidade?

É um edital para preencher as vagas que sobraram depois do IFB ter convocado para matrícula todos que foram ao campus e assinaram a lista de manifestação de interesse. Só depois de esgotar essa lista, o IFB lança este Edital. Qualquer pessoa que preencha os requisitos de idade e de escolaridade necessários para o curso podem participar. Então se você não foi sorteado ou não foi assinar a lista de manifestação de interesse ou ainda foi convocado mas não fez matrícula ou ainda que você não tenha feito inscrição antes, você pode concorrer às vagas que são divulgadas no Edital de vagas Remanescentes.

Ficou com dúvida? Quer mais informações?

Entre em contato conosco pelo telefone 2103-2132 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página