Pronunciamentos

Criado: Quinta, 21 de Janeiro de 2016, 20h00 | Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2016, 20h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 11h22 | Acessos: 11649

Os discursos serão feitos por um orador que representará todos os alunos formandos da noite e pelo reitor (ou presidente de mesa) e não poderão ultrapassar 3 (três) minutos cada (exceções podem ser feitas, em caso de autoridades).

Os juramentos serão feitos por um aluno dos cursos técnicos e por um juramentista de cada curso superior.

OBSERVAÇÃO

No discurso do orador não deve haver a citação de nomes de formandos ou de docentes em situações que possam causar constrangimentos. Da mesma forma, nos discursos não cabem reclamações ou críticas à instituição ou a pessoas que a representam. O orador deverá se dirigir à Instituição como um todo, já que representa todos os alunos.

A escolha dos oradores e dos juramentistas é feita por meio da seleção dos melhores “Casos de Sucesso”. Para tanto, cada campus deve enviar os Casos à Pró-Reitoria de Ensino, que seleciona os mais representativos.

O orador deverá preparar o seu discurso e submetê-lo à apreciação, em data estipulada pela Instituição, para aprovação.

O texto do juramento será enviado previamente ao aluno escolhido. O aluno não poderá fazer qualquer tipo de alteração no texto do juramento, sob pena de anulação da cerimônia de Certificação ou de Colação de Grau do curso correspondente.

IMPORTANTE

O discurso do orador deverá mencionar a importância da diplomação na conclusão de um curso superior ou técnico, o mercado de trabalho e prestar homenagens (patrono, paraninfo, mestres, entre outras).