Começam os Jogos do Instituto Federal de Brasília

O Instituto Federal de Brasília (IFB) deu início nesta sexta, dia 8 de maio, aos Jogos do IFB 2026 (JIfB), reunindo estudantes-atletas dos 10 campi do IFB.. A edição deste ano tem como sede o IFB Campus Gama e a Universidade Católica de Brsília - Campus Taguatinga.
A abertura do evento contou com a presença das direções-gerais de todos os campi do IFB, além de estudantes, servidores, equipes técnicas, autoridades representantes da bancada federal do Distrito Federal. Durante a cerimônia de abertura, a deputada federal Erika Kokay destacou a importância do IFB para o desenvolvimento social e educacional na Capital Federal e reafirmou o compromisso dos parlamentares com a instituição. “Estar no IFB é acessar uma educação que faz a diferença no Distrito Federal. Temos o compromisso da bancada de garantir sempre recursos para o IFB. Conquistamos, pela luta de vocês, a alimentação em todos os campi do Instituto. Contem sempre conosco em defesa dessa instituição. Viva o IFB. Viva os Jogos”, afirmou.
O deputado federal Rodrigo Rollemberg também ressaltou os investimentos destinados ao fortalecimento das políticas estudantis, do esporte e da infraestrutura institucional. “É uma alegria enorme estar aqui com vocês, nesta energia maravilhosa, todos reunidos para essa competição. É uma imensa alegria poder dizer que destinamos uma emenda para a realização dos Jogos do IFB. A partir dos esforços da bancada do DF conseguimos uma emenda para alimentação escolar do IFB. Estamos destinando, já neste ano, verba para a construção da pista de atletismo do Gama. Contem sempre comigo, seja para garantir a alimentação gratuita, seja para garantir esporte, seja para garantir projetos em todas as unidades do IFB. Viva o Instituto Federal. Viva os Jogos Estudantis”, declarou.
Representando a reitora do IFB, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Diene Ellen, enfatizou o caráter coletivo e integrador dos Jogos do IFB. “Os Jogos só são possíveis a partir do movimento coletivo. Com o apoio da bancada do DF e de vários agentes do IFB, conseguimos realizar os Jogos deste ano, reforçando a importância do esporte, da cultura, do lazer, do coletivo, do respeito à diversidade e de uma educação completa e integral para nossas e nossos estudantes”, destacou.
Mais do que uma competição esportiva, os Jogos do IFB representam um espaço de convivência, pertencimento institucional e fortalecimento dos vínculos entre estudantes de diferentes regiões do Distrito Federal. A iniciativa reafirma o compromisso do IFB com uma educação pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada, capaz de transformar vidas por meio do ensino, da cultura, do esporte e da cidadania.
Assista aqui>> como foi a transmissão ao vivo feita pelos estudantes do IFB Campus Recanto das Emas em parceria com a Dicom.
E acompanhe aqui>> todas as etapas.
Redes Sociais