Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Pluralidade > Pró-Reitorias > Pesquisa e Inovação > Coordenação de Pesquisa (CDPQ)
Início do conteúdo da página

Coordenação de Pesquisa (CDPQ)

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2012, 16h17 | Acessos: 2753

A Coordenação de Pesquisa (CDPQ) é responsável pelo planejamento, avaliação e articulação das ações necessárias para o fomento da pesquisa e da inovação no âmbito do IFB. Essas ações são materializadas com o lançamento de editais para a utilização de verbas destinadas ao desenvolvimento de pesquisa e inovação - provenientes do próprio IFB e de agências como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A CDPI também contribui para a organização das ações necessárias para a divulgação da produção científica e tecnológica do IFB em seminários, congressos e jornadas científicas.

No âmbito dos programas de financiamento pelo CNPq, a CDPQ concentra a coordenação dos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica, como os programas PIBIC (Programa de Bolsas de Iniciação Científica), PIBIC-EM (Programa de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio), PIBIC-Af (Programa de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas), PIBITI (Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica) e Programa Ciência sem Fronteiras, todos vinculados ao CNPq.

Coordenador de Pesquisa e Inovação: Prof. Dr. Marley Garcia Silva.


Ações em andamento na Coordenação de Pesquisa

 

Seleção de projetos de pesquisa para o PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI

Clique aqui

 

Site da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC):

Clique aqui

 

Monitoramento de editais externos de fomento com temas correlatos às áreas de pesquisa no IFB -

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). (Atualização em 19/06/2013)

- Editais externos de fomento

 

Monitoramento das pesquisas – relatórios de pesquisa, frequência e pagamento de bolsas –

selecionadas para utilização de verba proveniente dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Inciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) e Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af).

-Pesquisas financiadas pelo CNPq

 

 

 

Ações concluídas na Coordenação de Pesquisa

 

Grupos de Pesquisa


Eventos

Fim do conteúdo da página