Práticas de Extensão: conhecimento que transforma
Na extensão, o conhecimento ultrapassa os limites da sala de aula e ganha novos sentidos quando compartilhado com a comunidade. É essa a proposta do componente curricular Práticas de Extensão, que coloca os estudantes como protagonistas na identificação e na busca de soluções para demandas da sociedade a partir dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.
No IFB Campus Brasília, a professora Sylvana Karla acompanhou, por três semestres, essa experiência com estudantes do curso Tecnologia em Sistemas para Internet, como parte do processo de curricularização da extensão.
Ao longo das atividades, os estudantes participaram de visitas técnicas, realizaram estudos, planejaram, executaram e avaliaram ações voltadas a diferentes públicos e temas. Entre as experiências desenvolvidas estão iniciativas que aproximam arte e tecnologia, como atividades relacionadas à tatuagem, e ações de letramento digital para pessoas com 60 anos ou mais.
Mais do que compartilhar conhecimentos, a experiência também contribuiu para a formação acadêmica dos estudantes. Eles foram estimulados a desenvolver a escrita científica, sistematizar suas experiências e apresentar os resultados de seus trabalhos em eventos.
A iniciativa traduz, na prática, o compromisso do IFB com uma educação que conecta ensino, extensão e transformação social. Ao colocar seus conhecimentos a serviço da comunidade, os estudantes aprendem, ensinam e constroem novas possibilidades — mostrando que a pluralidade de saberes é também uma força para transformar realidades.
Ouça o depoimento sobre a iniciativa no Spotify ou assista pela TV IFB.
Redes Sociais