Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Pronasci Juventude | Notícias > Pronasci Juventude Brasília abre período de indicações
Início do conteúdo da página

Pronasci Juventude Brasília abre período de indicações

Criado: Segunda, 24 de Novembro de 2025, 17h50 | Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2025, 17h50 | Última atualização em Segunda, 24 de Novembro de 2025, 18h33 | Acessos: 97

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania Pronasci Juventude Brasília recebe indicações, até o dia 14 de dezembro, de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em condição de grande fragilidade social decorrente de fatores raciais – residentes nos territórios de Ceilândia, Estrutural, São Sebastião, Sobradinho II e Sol Nascente – para participarem do programa.

O Pronasci Juventude Brasília integra as ações do Pronasci 2 e é implementado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), em cooperação com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O programa oferece formação e qualificação social e profissional, como oficinas e cursos, atividades de tecnologia e cultura digital, rodas de conversa e formação cidadã, além de atuar de forma integrada com profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Educação, Cultura e Articulação Comunitária, garantindo escuta qualificada, monitoramento do percurso e apoio às demandas territoriais.

As atividades do Pronasci Juventude Brasília serão realizadas de forma presencial, com carga horária de até 12 horas semanais, distribuídas em até três dias por semana, em meio turno por dia.  Cada jovem receberá auxílio-permanência mensal no valor de R$ 500,00 pelo período de até um ano.

 

Quem pode participar?

O Pronasci Juventude Brasília é voltado para pessoas de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada, ou seja, com uso problemático de álcool e/ou outras drogas; situações de exploração, como trabalho infantil em atividades ilícitas ou sob coação de grupos criminosos; trajetórias de cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida – LA ou Prestação de Serviços à Comunidade – PSC); fragmentação ou ruptura do percurso escolar, incluindo defasagem idade–série, risco de evasão ou abandono; identidade de gênero trans; experiências como vítimas de crimes violentos; contextos familiares impactados por encarceramento, por egressos do sistema prisional ou por letalidade violenta; situações de violência doméstica, violência sexual ou outras formas de violação de direitos; gravidez, maternidade ou paternidade na adolescência; moradia precária, incerteza habitacional ou situação de rua; condição de pessoa com deficiência; e outras vulnerabilidades familiares ou sociais identificadas pela equipe técnica durante o processo seletivo.

 

Como participar?

A seleção dos participantes será em duas fases.

Na primeira, adolescentes e jovens serão indicados até o dia 14 de dezembro de 2025 através de um formulário online ( https://forms.gle/tEq4USF93XsTkiGc9 ) que pode ser preenchido por profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Gerência de Atendimento em Meio Aberto (Geama), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Unidade Básica de Saúde (UBS); também por Conselhos Tutelares e instituições do Sistema de Garantia de Direitos; Organizações da Sociedade Civil; Escolas públicas e serviços socioeducativos;  Coletivos, lideranças comunitárias e projetos sociais e ainda o próprio jovem, membro da família ou responsável legal.

Em uma segunda fase, os adolescentes e jovens indicados serão convidados a participar de entrevistas para acordo ao projeto. As entrevistas acontecerão em dezembro, até o dia 7 de janeiro.

A lista dos selecionados será divulgada no dia 12 de janeiro.

Conforme o coordenador do Pronasci Juventude Brasília, Prof. André Fernandes, são objetivos da iniciativa:

  • promover a inclusão social e ampliar oportunidades educacionais;
  • oferecer formação cidadã e atividades socioculturais qualificadas;
  • contribuir para a prevenção da violência por meio da educação, arte, cultura e esporte;
  • fortalecer vínculos comunitários e apoiar trajetórias de vida seguras e articular o acesso à rede de proteção social nos territórios.

Confira aqui>>o edital.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações: ifb.edu.br/pronascijuventude

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página