Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Estrutural > Cursos > Uncategorised > Técnico em Meio Ambiente - Proeja
Início do conteúdo da página

Técnico em Meio Ambiente - Proeja

Criado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 13h38 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 14h15 | Acessos: 2030
 

Perfil: Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Auxilia na elaboração, na análise de projetos, nos relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos ambientais e para a recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de educação ambiental com base no monitoramento, na correção e prevenção das atividades antrópicas, na conservação dos recursos naturais através de análises prevencionistas. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de processos, indicando as consequências de modificações. Realiza ações de saúde ambiental nos territórios. Desenvolve tecnologias sociais ambientais. Promove ações de manejo ambiental. Avalia e monitora sistema de tratamento e abastecimento de água, bem como de esgotamento sanitário. Monitora os indicadores de qualidade do ar atmosférico. Executa ações de controle e manejo da poluição. Realiza vistoria ambiental e sanitária. Realiza monitoramento ambiental. Elabora diagnóstico das condições socioambientais, econômicas e culturais. Identifica problemas de saúde relacionados aos fatores de riscos ambientais do território e intervir neles, com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Conhece e utiliza sistemas de informação geográficas para uso em atividades de geoprocessamento no trabalho ambiental. Conhece e integra o sistema de saneamento ambiental bem como sua relação com a saúde pública. Audita sistemas de gestão ambiental. Atua nas áreas de educação, proteção e recuperação ambiental.

Mercado de trabalho: Aterros sanitários Autarquias e órgãos públicos Cooperativas e associações Empreendimento próprio Empresas de licenciamento ambiental Empresas prestadoras de serviços Estações de monitoramento e tratamento de efluentes (líquidos e gasosos) e resíduos sólidos Estações de tratamento de água, esgoto sanitário, efluentes industriais e resíduos Indústrias e demais unidades de produção Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural Organizações não governamentais (ONGs) ambientais Profissional autônomo Unidades de conservação ambiental Unidades de manejo de recursos hídricos e de resíduos.

Pré-requisitos: Jovens e adultos que já concluíram o ensino fundamental e que desejam habilitar-se em Técnico de meio ambiente para ingressar no mundo do trabalho.

Certificação: Técnico em Meio Ambiente.

Vagas: 40 (quarenta) vagas por turma

Duração: 2,5 anos (5 semestres)

Carga horária: 2403, 33 horas

Turno: noturno

Projeto Pedagógico/Plano de curso: ACESSE

Resolução:  ACESSE

Contato: Alcyone César Pereira Silva, coordenador de curso. E-mail: cc.proejameioambiente.cest@ifb.edu.br

Local: Campus Estrutural, Área Especial 20, Setor Central. Cidade Estrutural– DF. CEP: 71255-545.Telefone: (61) 2103-2160

registrado em:
Fim do conteúdo da página