Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do Estudante > Notícias > Saiba o que é Índice de Vulnerabilidade Social
Início do conteúdo da página

Saiba o que é Índice de Vulnerabilidade Social

Criado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h04 | Publicado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h04 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h04 | Acessos: 814
O Instituto Federal de Brasília, por meio da Pró-Reitoria de Ensino comunica à comunidade acadêmica a publicação da Portaria 24/2021 — RIFB/IFBRASILIA, de 29 de dezembro de 2021, que "Estabelece critérios e procedimentos para a realização de estudo socioeconômico e cálculo do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) dos estudantes para fins de classificação nos programas da Política de Assistência Estudantil (PAE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)".

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é uma expressão quantitativa de análise composta por indicadores de renda, de comprometimento de renda e de fatores sociais de vulnerabilidade, entendidos como aspectos que interferem na permanência e no êxito dos estudantes e cuja média caracteriza a situação de vulnerabilidade social do estudante.

O IVS é obtido a partir de estudo socioeconômico, mediante apresentação de documentações comprobatórias. Também podem ser realizadas visitas ao domicílio do estudante, quando assim o Assistente Social entender como necessário. A partir desse estudo, feito pelo servidor Assistente Social do Instituto Federal de Brasília, é que será possível identificar demandas e conhecer o contexto social, familiar e econômico do estudante.

Para obter seu IVS, o estudante deverá ficar atento às chamadas públicas lançadas pelo campus em que está matriculado. A partir do seu IVS é que o estudante poderá participar dos editais dos programas da Política de Assistência Estudantil, que exigem a priorização do investimento dos recursos provindos do Programa Nacional de Assistência Estudantil — PNAES aos estudantes em situação de vulnerabilidade.
 
As próximas chamadas públicas devem ser lançadas por cada campus até fevereiro de 2022. 
 

Histórico

A Comissão que realizou os estudos acerca da normatização do índice de vulnerabilidade social — IVS iniciou seus trabalhos em outubro de 2019. Formada pelos servidores Assistentes Sociais, a comissão dedicou-se às discussões acerca dos aspectos técnico-operativos, teóricos e metodológicos, da elaboração do Índice de Vulnerabilidade Social, embasadas nas competências de formação dos profissionais do Serviço Social.
 
Com a aprovação da nova PAE, novas necessidades para os estudos surgiram e, em abril de 2021, a equipe finalizou seus trabalhos em que foram encaminhados os documentos que subsidiaram a formalização do IVS.

O segundo semestre de 2021 foi, portanto, o momento em que a Pró-Reitoria de Ensino levou os documentos à discussão pela gestão até haver a publicação da norma, por meio de Portaria.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página