Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do Estudante > Notícias > Estudantes do IFB participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFB participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Criado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 16h23 | Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 16h23 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 18h00 | Acessos: 368

Os estudantes dos cursos técnicos do ensino médio integrado (EMI) Henno Rafael da Silva Passos (Hospedagem – IFB Campus Riacho Fundo), Joel Dutra Lima (Eletromecânica – IFB Campus Taguatinga), Natália Sousa Maciel (Manutenção Automotiva – IFB Campus Estrutural) participam da 2ª fase da Olimpíada Matemática das Instituições Federais (OMIF), que acontece no Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza, de 19 a 21 de maio.

Em decorrência da pandemia, a 1ª fase da V OMIF ocorreu em novembro de 2022 nos campi da rede federal inscritos no evento. Foi aplicada uma prova objetiva com supervisão das coordenações locais, e os estudantes com o melhor desempenho foram selecionados para a próxima etapa. 

A 2ª fase acontece durante um evento acadêmico que conta com palestras, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais, para que, além da competição, os estudantes possam explorar suas potencialidades de aprendizagem e conhecimento. Os professores e coordenadores do IFB, Alessandra Kreutz (IFB Campus Taguatinga) e Thafarel Teixeira Rodrigues da Costa do (IFB Campus Riacho Fundo), também foram convidados a participar do evento como aplicadores e corretores das provas da segunda fase e acompanham os alunos na viagem.

A prova será realizada nesta sexta-feira, dia 19, às 14h, e os alunos premiados receberão as medalhas no encerramento do evento, dia 21 de maio.

 

Sobre a OMIF

A ideia de criar uma Olimpíada de Matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica surgiu de um projeto de extensão coordenado pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, do Instituto Federal Sul de Minas, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos e monitorias que auxiliassem os alunos em campeonatos de matemática como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O projeto foi criado em 2018, no Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa, em uma parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A proposta do projeto é estimular o interesse pela Matemática nos alunos do ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal, aproximando-os com um propósito em comum: aprender a gostar da matemática. 


Mais informações sobre o evento e a programação podem ser encontradas no site oficial da OMIF:  https://omif.com.br/.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página