Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do Estudante > Notícias > Estudantes do IFB têm destaque na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFB têm destaque na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Criado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 10h43 | Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 10h43 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 10h55 | Acessos: 521
imagem sem descrição.

A V edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) ocorreu no Instituto Federal do Ceará – Campus Fortaleza, e três estudantes do Ensino Médio Integrado representaram o IFB. Ao total, 7601 estudantes de toda a Rede Federal realizaram a primeira fase da prova e 383 alunos foram selecionados para participar da 2ª etapa no IFCE. 

O IFB contou com dois alunos (Henno Passos e Natália Maciel) entre os 300 melhores colocados, e um aluno (Joel Dutra) recebeu menção honrosa por estar entre os 100 colocados da edição.

“Participar da OMIF foi uma experiência incrível. Consegui conhecer pessoas de todo o país, além de aprender muito nas palestras. Foram quatro dias que vou me recordar por toda a minha vida, tanto pelo evento quanto pelas oportunidades que eu tive, como a de ir na praia e viajar de avião pela primeira vez. Me diverti fazendo a prova e me senti orgulhoso de estar entre os cem melhores entre milhares de candidatos. Agora o foco é melhorar cada vez mais, pois no dia 30 teremos a primeira fase da OBMEP”, disse Joel Dutra do IFB Campus Taguatinga. O estudante ficou entre os cem melhores participantes da edição. 

Henno Passos, do IFB Campus Riacho Fundo, contou “a experiência de poder participar do evento, que foi incrível, além de ter a oportunidade de viajar de avião e conhecer a cidade de Fortaleza, que tem lindas praias. No evento pude conhecer várias pessoas de todos os cantos do Brasil, e isso foi muito legal, pois pude fazer novas amizades. A prova estava bem difícil, mas foi muito bom testar os conhecimentos sobre a matemática e lógica, além de que as palestras e minicursos ofertados foram muito interessantes. Gostei da ideia de não ser apenas uma prova, mas, sim, um evento onde podemos fazer várias atividades e interagir com outras pessoas”.

Natália Maciel, representante do IFB Campus Estrutural, afirmou que: “passar na primeira fase da OMIF foi uma experiência incrível! Ver o resultado que o estudo da matemática me proporcionou me deixou feliz e mais motivada na minha vida acadêmica. O evento da segunda fase foi o melhor de todos os eventos que já fui. As oficinas, palestras e essa viagem ficarão marcadas na minha vida”.

A delegação do IFB contou ainda com a presença dos professores Alessandra Kreutz (IFB Campus Taguatinga) e Thafarel Teixeira (IFB Campus Riacho Fundo), que, além de acompanhar os estudantes na viagem e durante o evento, participaram da aplicação e correção da prova da 2ª fase da olimpíada. A professora Alessandra acredita que a participação na V OMIF agregou novas experiências à vida dos seus estudantes e também à sua formação como docente. “Foi possível aproveitar o espaço de diálogo e estreitar os laços entre os docentes de toda a Rede Federal”.

A OMIF é direcionada aos professores e estudantes do Técnico Integrado ao Ensino Médio das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional do país que se interessem pela matemática. A próxima edição do evento acontece no segundo semestre de 2023, e a segunda etapa será realizada em Cuiabá, no Instituto Federal de Mato Grosso. 

Para mais informações sobre a OMIF, visite: https://omif.com.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página