Enade 2025 — O que é?
O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) consiste em uma avaliação dos cursos superiores a partir do rendimento de seus estudantes concluintes. Ou seja, considerando o desempenho dos estudantes em prova aplicada pelo Inep, são produzidos indicadores de qualidade para os cursos superiores e são elaboradas estatísticas nacionais sobre a Educação Superior do país.
Os cursos de bacharelado e de tecnologia participam do Enade a cada 3 anos, já os cursos de licenciatura, desde 2024, devem participar do Enade anualmente. No ano de aplicação da prova para determinado curso, os estudantes concluintes devem ser inscritos para participar do exame, que é considerado um componente curricular obrigatório para a obtenção do diploma. São considerados concluintes, os estudantes que tiverem cumprido pelo menos 75% (tecnologias) ou 80% (bacharelados e licenciaturas) da carga horária do curso no ano de aplicação da prova.
Além do exame teórico, os estágios obrigatórios dos cursos de licenciatura também são avaliados na Avaliação Prática do Enade. Estudantes das licenciaturas matriculados no componente curricular Estágio podem ser inscritos para participar.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que abrange, além da avaliação de desempenho dos estudantes, a avaliação das instituições que ofertam Educação Superior e, também, dos cursos de graduação.
Os resultados do Sinaes permitem a elaboração de um diagnóstico da educação superior do país e constituem subsídios para a construção de políticas públicas de regulação, de supervisão, de financiamento e de indução da qualidade da educação superior brasileira.
Nesse contexto, os resultados do Sinaes são representativos da qualidade do curso e das instituições para a comunidade externa.
Consulte o Edital do ENADE 2025.
Redes Sociais