Projeto de Extensão Acadêmica em Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal tem início no IFB Campus Estrutural

Na tarde dessa terça-feira (20), o tatame do IFB Campus Estrutural foi palco da estreia do Projeto de Extensão Acadêmica em Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal. A iniciativa, coordenada pelo professor Dr. André Gadelha — docente do campus e faixa preta de Jiu-Jitsu vinculado à equipe Rani Yahya BJJ — tem como propósito oferecer à comunidade uma experiência transformadora por meio da prática de uma arte marcial brasileira reconhecida mundialmente.
Com caráter progressivo e inclusivo, o projeto é voltado tanto para iniciantes quanto para praticantes experientes, e tem como público-alvo a comunidade interna (estudantes e servidores) e externa ao IFB. As aulas acontecem sem o uso do kimono, às terças e quintas-feiras, das 12h30 às 13h30, no ginásio do campus.
O primeiro dia foi marcado por muita energia e integração entre os participantes. Segundo o professor André, "ver um grupo tão diverso pisando no tatame, seja pela primeira vez ou com anos de treino nas costas, mostra que o Jiu-Jitsu é para todos". A proposta busca promover saúde, bem-estar, empoderamento, socialização e o desenvolvimento da comunicação não verbal e da coordenação motora, por meio do movimento humano.
A demanda pelo projeto foi identificada por meio de consulta pública realizada entre os dias 17 e 21 de abril, que contou com 90 respostas e revelou grande interesse da comunidade. São oferecidas 20 vagas (10 para a comunidade interna e 10 para a externa), com conteúdo adaptado à realidade dos participantes.
O projeto é uma ação de fluxo contínuo, devidamente registrado na Coordenação de Estágio e Extensão do campus, por meio do Edital de Fluxo Contínuo nº 2/2021 – RIFB/IFB.
Com essa ação, o IFB reafirma seu compromisso com a promoção da cultura corporal, do esporte e da integração social por meio de práticas acessíveis e de qualidade.
Redes Sociais