Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Estrutural > Licenciatura em Educação Física: Aula inaugural é ministrada por educador referência
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Educação Física: Aula inaugural é ministrada por educador referência

Criado: Terça, 17 de Junho de 2025, 18h49 | Publicado: Terça, 17 de Junho de 2025, 18h49 | Última atualização em Terça, 17 de Junho de 2025, 18h50 | Acessos: 96

 O IFB Campus Estrutural realizou a cerimônia de aula inaugural do curso superior de Licenciatura em Educação Física nesta terça, 17 de junho.

O diretor-geral Prof. Giano Copetti deu as boas-vindas fazendo um histórico sobre a instalação do curso e destacando sua expectativa de que o campus possa servir a comunidade da Estrutural e região através de ações de extensão.

A reitora do IFB, Profa. Veruska Machado, explicou o que é a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que os estudantes do no curso integram, falou da arquitetura pedagógica da oferta de educação básica até a pós-graduação em uma organização multicampi com o mesmo DNA, mas com suas especificidades conforme seus territórios.

Em um momento de interação virtual, o público assistiu um vídeo do atleta Rani Ahmad Yahya, faixa preta de Jiu-Jitsu, campeão mundial de Submission Wrestling e competidor no Ultimate Fighting Championship (UFC) justificando a ausência e agradecendo uma homenagem.

A importância da Educação Física

A aula inaugural “O Professor de Educação Física e a Missão Educacional” foi ministrada pelo Prof. Ronaldo Pacheco, coordenador do Cerrado Basquete, mestre e especialista em Psicologia do Esporte e uma das maiores referências da Educação Física nacional. Ele destacou a importância das aulas de Educação Física para a socialização, cooperação, autoconhecimento sobre qualidades e limitações a superar das crianças e jovens, além da disciplina e demais valores como a conduta ética.  Na parte científica, o palestrante citou a importância do movimento provocado pela Educação Física para o desenvolvimento do pensamento cognitivo, os afetos e as relações sociais. Falando para os professores de Educação Físicas e os futuros docentes na área,  ele destacou ainda a importância de que cada aula tenha um objetivo claro de onde se quer chegar e que seja mensurada, sendo um enorme desperdício social o que chamam de “aulas livres”.  “O professor se liga a eternidade; ele nunca sabe onde cessa a sua influência”, conclui com uma frase de Henry Adams.

O coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física, Prof. Maurílio Dutra concluiu o evento agradecendo a todos.

Confira aqui>>as fotos do evento.

 

Fim do conteúdo da página