Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Estrutural > Produção Científica do Gepefs destaca a importância do exercício físico e da participação em jogos escolares
Início do conteúdo da página

Produção Científica do Gepefs destaca a importância do exercício físico e da participação em jogos escolares

Criado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 17h12 | Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 17h12 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 17h12 | Acessos: 28

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico e Saúde (Gepefs), cujas pesquisas são realizadas no Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde (Lafisios) do IFB Campus Estrutural, teve mais quatro artigos publicados em 2025. 

Um deles mostra que existe associação inversa entre a concentração de testosterona e a quantidade de gordura visceral com a gravidade de sintomas de Covid-19. O artigo é fruto da dissertação de mestrado da Sabrina Almeida e contou com a colaboração internacional do Prof. Dr. Dario Gregori, da Universidade de Pádua, Itália. O artigo pode ser lido na íntegra neste link: https://malque.pub/ojs/index.php/msj/article/view/7920.

O segundo artigo mostrou que o exercício resistido (musculação) realizado com extensores elásticos pode ser uma boa alternativa para reduzir sintomas tardios de Covid-19, uma condição que tem sido chamada Covid Longa.  Esse artigo é fruto da dissertação de mestrado do Markus Olinto, bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), e contou com a colaboração internacional da Profª. Drª. Kelly Mackintosh, da Universidade de Swansea, País de Gales. O artigo pode ser lido na íntegra neste linkhttps://malque.pub/ojs/index.php/health/article/view/13582.

O terceiro artigo, fruto do trabalho de mestrado do Gabriel Rocha, bolsista da Capes, apresenta que a suplementação de magnésio dimalato combinada com o treinamento de musculação pode ser uma alternativa para auxiliar a reduzir sintomas da Covid Longa. O artigo pode ser lido na íntegra neste linkhttps://journalmbr.com.br/index.php/jmbr/article/view/826.

Por fim, no último dia 9 de dezembro, foi publicado o trabalho que evidencia que meninas que competem nos jogos esportivos do IFB (JIFB) apresentaram uma melhor composição corporal, com menor percentual de gordura e maior massa muscular comparadas às que não participam dos jogos. Já os meninos atletas se destacaram pelo desempenho físico superior, demonstrando maiores níveis de força e agilidade em comparação aos não participantes. Os achados reforçam a importância das políticas de incentivo ao esporte escolar para a promoção da saúde na adolescência. Esse artigo tem como coautora Yasmin Pacheco, estudante do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, a qual recebeu bolsa de Iniciação Científica. O artigo pode ser lido na íntegra neste linkhttps://malque.pub/ojs/index.php/health/article/view/14030.

 

Todos os projetos receberam apoio do IFB e/ou da FAPDF. Os trabalhos de mestrado foram desenvolvidos, em parte, na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.  Contato com a equipe pode ser feito pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página