Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Processo Seletivo 2021/2: IFB oferta mais de 1.300 vagas gratuitas para cursos técnicos
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo 2021/2: IFB oferta mais de 1.300 vagas gratuitas para cursos técnicos

Criado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 16h48 | Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 16h50 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 08h19 | Acessos: 72235

O Instituto Federal de Brasília (IFB) lançou, nesta quarta-feira, 30 de junho, o Edital unificado do Processo Seletivo 2021/2. São mais de 1.300 vagas em cursos técnicos gratuitos nas modalidades Subsequente (ou pós-médio), Proeja (Ensino Médio integrado a Educação de Jovens e Adultos - Proeja) e Concomitante em Regime de Alternância (para estudantes do Ensino Médio da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). Os cursos estão sendo ofertados nas dez unidades do IFB: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.

 As inscrições também são gratuitas e on-line e ficam aberta das 8h do dia 05 de julho até às 18h do dia 23 de julho de 2021 pelo sistema processoseletivo.ifb.edu.br.

 Durante o período de inscrição, de cancelamento e de efetivação de nova inscrição (veja o cronograma do edital), os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão realizar sua inscrição por meio dos computadores disponibilizados nos campi do IFB ofertante do curso, consultando o campus  com antecedência sobre dias e horários possíveis. Caso o candidato compareça ao campus, o uso de máscara é obrigatório nos ambientes da instituição, assim como o distanciamento social.

A seleção final será feita por sorteio eletrônico no dia 02 de setembro e a previsão do início das aulas deste segundo semestre letivo é dia 04 de outubro de 2021. Devido aos protocolos de segurança de saúde em consequência da pandemia pela Covid-19, as aulas poderão ser ministradas de forma não presencial e, dessa forma, o candidato, ao participar deste processo seletivo e, se convocado e realizar a matrícula, deverá estar ciente e aceitar as normas relativas ao formato das aulas de maneira não presencial, ainda que a modalidade do curso seja presencial.

 

Ofertas Cursos Técnicos 2021/2:

 

Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Quem pode se inscrever? Quem tem mais de 18 anos, tem o ensino fundamental completo (e não tem o ensino médio)

Cursos: Administração, Produção de Áudio e Vídeo, Restaurante e Bar, Edificações e Artesanato

Campi: Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia e Taguatinga

Vagas: 240

Quer saber mais sobre o curso técnico na modalidade Proeja, clique aqui.

 

Técnico Subsequente (presencial)

Quem pode se inscrever? Quem já tem o ensino médio completo

Cursos ofertados: Eventos, Desenvolvimento de Sistemas, Comércio, Serviços Públicos, Equipamentos Biomédicos, Eletrônica, Manutenção Automotiva, Logística, Agropecuária, Produção de Áudio e Vídeo, Gastronomia, Panificação, Controle Ambiental, Edificações, Secretaria Escolar, Secretariado, Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, Eletromecânica, Manutenção e Suporte de Informática e Vestuário

Campi:  Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga

Vagas: 1.044

Quer saber mais sobre o técnico subsequente, clique aqui.

 

Técnico Subsequente (a distância)

Quem pode se inscrever? Quem já tem o ensino médio completo

Curso:  Segurança do Trabalho

Campus: Ceilândia

Vagas:  80

 

Técnico subsequente e concomitante (em regime de alternância)

Quem pode se inscrever? Quem mora no campo e ou tem o ensino médio completo (subsequente) ou está cursando o ensino médio (concomitante)

Curso: Agroindústria

Campus: Planaltina

Vagas:  30

Quer saber mais sobre o concomitante e regime de alternância, clique aqui.

 

Ações Afirmativas

O Instituto Federal de Brasília destina boa parte de suas vagas para ações afirmativas (clique aqui para ver quais são).

Verifique no edital como proceder para concorrer, caso se encaixe nos critérios.

 

Ainda tem dúvidas?

Clique aqui para compreender melhor o fluxo do processo seletivo do IFB e suas etapas.

 

Fim do conteúdo da página