Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Estudante > 3º Concurso de Redação: "Qual é o papel da educação na erradicação da violência de gênero?".
Início do conteúdo da página

3º Concurso de Redação: "Qual é o papel da educação na erradicação da violência de gênero?".

Criado: Sexta, 08 de Março de 2024, 13h22 | Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 13h22 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2024, 15h15 | Acessos: 2794

A Pró-Reitoria de Ensino, em destaque ao Dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, lança o 3º Concurso de Redação Multicampi do Instituto Federal de Brasília, a partir do seguinte tema: "Combate à violência de gênero", considerando a reflexão para a seguinte pergunta "Qual é o papel da educação na erradicação da violência de gênero?".

COMUNICADO - 16/05/2024: Cronograma suspenso

O concurso está dividido em dois níveis de escolaridade:

Ensino Técnico de Nível Médio: Estudantes regularmente matriculados e frequentes nos Cursos de Ensino Médio Integrado, Proeja e Subsequente.

Ensino Superior: Estudantes regularmente matriculados e frequentes nos Cursos de graduação: licenciaturas e bacharelados e de tecnologias; e de pós-graduação.

E aceitará duas categorias de textos:

Em prosa: textos narrativos, tais como contos, fábulas, apólogos, crônicas narrativas; textos dramáticos; textos de caráter argumentativo, tais como ensaios, cartas, crônicas dissertativas.

Em verso: poemas no formato de soneto, ode, elegia, cordel, trovas, cantigas, sátira.

As inscrições serão entre 12 de março e 7 de junho através do formulário online (clique "aqui>>)

A premiação será realizada por nível de escolaridade e por categoria:

1º lugar – 1 tablet

2º lugar – 1 leitor digital

3º lugar – 1 box de livros

 

Argumentos

"A data de hoje nos convoca a reflexão sobre cada avanço e conquista das mulheres em nossa sociedade. Indo além, nos chama a reconhecer e valorizar a incansável luta por igualdade de gênero. Chega de desmerecimento, de invisibilização, de diferenças em tratamentos, de violência... Chega de qualquer forma de discriminação. Somos humanos e temos direito de plena igualdade! E, nessa luta, não podemos deixar de destacar a importância do combate à violência de gênero. Afinal, ainda é vertiginosamente alto o número de pessoas que sofre violências de diferentes formas, simplesmente por seu gênero. E, enquanto uma pessoa, por isso, sofrer, a luta não terá sido encerrada. Que a todas as pessoas seja dado o legítimo direito de viver. E de viver em paz", a equipe técnica da Pró-Reitoria de Ensino, organizadora da iniciativa, argumenta na apresentação do Concurso.

 

Acesse o Edital e confira as informações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página