Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Sobre o IFB
Início do conteúdo da página

Sobre o IFB

Criado: Terça, 03 de Agosto de 2010, 23h25 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 11h46 | Acessos: 40333

REITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB

Localização

SAUS Quadra 2 Bloco E Edifício Siderbrás. Brasília DF. CEP 70070906

 

Telefone

(61) 2103-2154

 

Horários de Funcionamento

Atendimento ao Público (geral):

segunda a sexta, das 8h às 18h

Protocolo:

segunda a sexta, das 8h às 18h

 

Quem somos 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) é a casa que acolhe a todos que procuram qualificação profissional e tecnológica no Distrito Federal. É nessa instituição, com seus 10 campi e a reitoria, que o ensino profissional, da unidade da federação, carinhosamente denominada de “quadradinho”, encontra embasamento para ser uma ferramenta estruturante para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento da ciência e para o fomento à cultura e ao trabalho, conforme cita a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Inserindo-se na história de Brasília em 2008, o IFB segue os caminhos dos “eixinhos” e das “tesourinhas” tão características para a população formada por gente de vários cantos do país e por que não dizer também do mundo. Diante de uma diversidade tão forte, o IFB ajusta seus cursos em eixos tecnológicos e observam a vocação econômica da região que atendem, por meio de eixos como: ambiente, saúde e segurança; controle de processos industriais; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; infraestrutura; produção alimentícia; produção cultural e design; produção industrial; linguagens, seus códigos e suas tecnologias; ciências humanas; matemática e ciências da natureza.

Como o eixo monumental que serve de esqueleto para o belo avião que modela a cidade, o Instituto Federal de Brasília se estrutura em suas unidades educacionais das regiões administrativas, para se dedicar ao ensino, à pesquisa e à extensão, disponibilizando, como forma de ingresso para os alunos de nível médio, subsequente e formação inicial e continuada, o sorteio para vagas, para que todos tenham chances iguais. Para o nível superior, o IFB usa o Sistema de Seleção Unificada (SISU)  e a nota do Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM.

No balão que une qualidade de vida e economia criativa, na abundância do verde em pleno cerrado brasileiro e assim como os azulejos de Athos Bulcão – marca que leva a imagem de Brasília para os olhares externos – o IFB vem deixando sua marca na comunidade brasiliense, uma vez que a instituição se insere em um projeto de desenvolvimento nacional, na medida em que trabalhadores qualificados e éticos, conscientes de seus deveres e direitos, são elementos fundamentais para que o país possa se desenvolver com inclusão e justiça social.

E com o perdão à licença poética, cita-se o poeta Renato Russo, na música Faroeste Caboclo, que diz: “estou indo pra Brasília, neste país lugar melhor não há” para exemplificar a mistura riquíssima que forma a comunidade acadêmica, com seus professores, técnicos-administrativos e educacionais, colaboradores e nossos discentes que vêm de muitos lugares do país e que aqui encontra uma outra casa.

 

CAMPI DO IFB

Os campi do Instituto Federal de Brasília formam o coração da Educação Profissional Pública no “quadradinho” mais famoso do Brasil. Espalhados em dez regiões administrativas do Distrito Federal, os campi: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga recebem, todos os anos, vidas e sonhos dos corações de seus estudantes.

Nessas unidades, se percebe a vida pulsando e se transformando no dia a dia acadêmico, é onde se enxerga, de mais perto, a colcha de retalhos de aspirações profissionais e pessoais intimamente ligadas por grossos fios de esperança que emergem nas salas de aulas, nos pátios, nos laboratórios, e naquelas conversas de “pé de ouvido” que se faz, às vezes de forma mais incisiva, para ver o crescimento do outro, do futuro profissional.

É nos campi do IFB, que se observa, mais intimamente ao longo da estadia nos variados cursos e modalidades ofertadas, a direção e o sentido dos caminhos que os estudantes vão delineando aos poucos em suas vidas. Os laços nutridos entre professores, pedagogos, psicólogos, coordenadores e gestores administrativos vão ajudando no formato que o discente quer percorrer rumo às realizações profissionais e pessoais.

As teorias, os conteúdos e as técnicas aprendidas por meio de professores especializados e qualificados, com toques de ardor e persistência dos que buscam uma qualificação para o mundo do trabalho e para o crescimento pessoal fazem dos campi do IFB um lugar de metas a serem atingidas, de realizações, e de perspectivas para novos desejos e de novas portas a serem abertas para subir os degraus da vida.

Conheça a história de cada campus do IFB

IFB Campus Brasília

IFB Campus Ceilândia

IFB Campus Estrutural

IFB Campus Gama

IFB Campus Planaltina

IFB Campus Recanto das Emas

IFB Campus Riacho Fundo

IFB Campus Samambaia

IFB Campus São Sebastião

IFB Campus Taguatinga

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página