Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

IFB Campus Riacho Fundo

Criado: Sábado, 16 de Janeiro de 2010, 01h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 09h25 | Acessos: 72225
imagem sem descrição.

Localização

Av. Cedro, AE 15, QS 16 – Riacho Fundo I. CEP 71.826-006

 

Telefone

(61) 2103-2343 

 

Horários de funcionamento

Atendimento ao Público (geral):

segunda a sexta, das 7h às 22h30

Registro Acadêmico:

segunda a sexta, das 8h às 20h

Assistência Estudantil:

segunda a sexta, das 7h15 às 22h30

Biblioteca:

segunda a sexta, das 8h às 20h



Quem somos

O IFB Campus Riacho Fundo é “sensorial, hospitaleiro e gostoso”, tem aquele ar de sensação de estar em casa, onde todos se conhecem, e que em determinado momento sobe um cheiro de comida boa chegando aos olfatos da comunidade acadêmica. Com um trabalho voltado para o eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, as atividades do campus iniciaram-se em agosto de 2011, com sede provisória, mas, com a força de trabalho dos que fazem o IFB, em janeiro de 2015, as ações de ensino, pesquisa e extensão passaram a ser desenvolvidas em endereço próprio, em sua sede na Avenida Cedro, Fazenda Sucupira, Riacho Fundo I.

Em atenção à comunidade que participou de audiência pública, o campus oferta cursos que visam não apenas à formação profissional mas também à formação cidadã dos discentes, que têm a escolha de cursar as modalidades de ensino médio integrado, Proeja, subsequente, formação inicial e continuada, graduação e pós-graduação nos cursos Técnico e Tecnologia em Gastronomia, Técnico em Hospedagem e Tecnologia em Hotelaria, Técnico em Panificação, Técnico em Restaurante e Bar, Licenciatura em Letras/Inglês e em Geografia, Especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens, entre outros cursos ofertados no Riacho Fundo.

Observa-se, mediante a oferta dos cursos apresentados, que os adjetivos utilizados para personificar o IFB Campus Riacho Fundo num ser sensorial, hospitaleiro e gostoso tem embasamento e que não é só a liberdade poética ora aqui utilizada. Os cursos ofertados têm cheiros, sabores, toques, simpatias, sorrisos, poesias, paisagens, e muito conteúdo, é claro, afinal formam profissionais para o mundo do trabalho do Distrito Federal (DF).

O eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer foi identificado como de extrema relevância para o desenvolvimento do Distrito Federal, pois tem, no serviço, o segundo mais importante setor de atividade. No Riacho Fundo, o setor denominado de “serviço de alimentação fora do lar” é uma área que gera grande quantidade de emprego e, mesmo em tempos de crise, é pouco afetado por se tratar de alimentação. Vale destacar que o IFB Campus Riacho Fundo é a única instituição do DF que oferta o curso gratuito na área de gastronomia. Outro destaque são os cursos da área de hotelaria, que levam em consideração o grande potencial de exploração turística do DF.

Com este breve histórico do IFB Campus Riacho Fundo, ressalta-se a importância dos cursos para o desenvolvimento da comunidade da região administrativa do Riacho Fundo I e adjacentes, que buscam realizar o objetivo de uma qualificação profissional, acadêmica e cidadã, que os levem a mudar, sempre para melhor, a realidade de suas vidas.

Conheça a história do IFB e dos demais campi

Fim do conteúdo da página