Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > São Sebastião > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

IFB Campus São Sebastião

Criado: Segunda, 16 de Janeiro de 2012, 09h42 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 13h04 | Acessos: 48725
imagem sem descrição.

Localização

Área Especial 2, S/N, Bairro São Bartolomeu - São Sebastião/DF*. CEP: 71.697-040

*O Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião fica localizado ao lado do Centro Olímpico da cidade.

 

Telefone

(61) 2193-8130

 

Horários de funcionamento

Atendimento ao Público (geral):

segunda a sexta, das 7h30 às 22h

Protocolo:

segunda a sexta, das 9h às 19h

Registro Acadêmico:

segunda a sexta, das 9h às 21h

Assistência Estudantil:

segunda a sexta, das 9h às 21h

Biblioteca:

segunda a sexta, das 9h às 21h

 

Quem somos

O IFB Campus São Sebastião tem a característica de ser o campus da comunidade. Tudo o que se faz tem a participação ativa tanto dos estudantes como dos moradores da cidade, seja em apresentações culturais, discussões políticas, mutirões para plantio de árvores, grafite e pintura de paredes, rodas de conversas, semanas científicas, ou em qualquer outra atividade organizada pelos estudantes ou comunidade, como a “Quitanda IFB” (feira de produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar).

Ao passear pelo campus, observa-se quão acolhedor ele é. E isso desde o início das suas atividades em agosto de 2011, quando estudantes, servidores e a comunidade se sentavam nos banquinhos da entrada do “múltiplas”, embaixo de árvores muito lindas, para sonhar com o campus novo.

O Centro de Múltiplas Funções (CMF) era uma construção provisória com muitos problemas estruturais, mas ofereceu condições para o funcionamento do campus. Foi o local onde o IFB se desenvolveu em São Sebastião, mesmo em situação adversa. O CMF tem o piso irregular na maior parte do prédio, rachaduras nas paredes, problemas com a rede elétrica, poucos sanitários, iluminação e ventilação inadequadas e insuficientes. Mesmo assim, havia estacionamento, copa, sala de almoxarifado, recepção, sala para o Registro Acadêmico, sala para a Biblioteca, três salas de aula, um laboratório de informática, uma sala administrativa, sala da direção-geral, sala da direção administrativa, sala dos professores, sala das coordenações e muito entusiasmo.

As demais salas de aula do campus funcionaram em parceria com o Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo, escola pública que, em mais uma parceria com o GDF por meio da Secretaria de Educação, cedeu salas de aula para a realização dos cursos noturnos. Essa parceria foi fundamental para que os cursos técnicos noturnos pudessem crescer e alcançar quantidade considerável de estudantes matriculados e formados.

Mesmo com a conclusão da construção da sede definitiva, em 2015, “o Múltiplas” é muito querido pela comunidade por isso, recebeu na parte externa um redário construído pelos estudantes e a sala da árvore. Além disso, uma reforma da parte interna para implementar o CocreationLab (um espaço de coworking para ideação e pré-incubação de projetos inovadores). Lá, ainda se tem um espaço de trabalho coletivo para os professores, laboratório de física, sala de artes e a LudoIF (Ludoteca, que atende crianças da comunidade e recebe estudantes dos cursos de Monitor infantil e Pedagogia para realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão e ainda acolhe o batalhão escolar.

Como uma família, a comunidade se reúne em mutirões para plantio de espécies nativas ou adaptadas ao solo e ao clima local, que proporciona espaços agradáveis e adequados ao convívio por meio de sombra, redários, jardins e embelezamento do IFB Campus São Sebastião. No espaço há um viveiro e uma horta de plantas medicinais executada e mantida com a colaboração de alunos, professores, servidores e equipe do NEA (Núcleo de Estudos Agroecológicos).

Vale ressaltar que os recursos utilizados para toda essa movimentação são provenientes de diversos editais internos e externos coordenados pelos servidores, que atuam com muita dedicação, por meio de diversos grupos de pesquisa.

Os eixos do campus escolhidos pela comunidade em 2011 foram: 1) Meio ambiente e Saúde; 2) Gestão e Negócios e 3) Desenvolvimento Social e Educacional. Atualmente, o campus oferta diversos cursos: cursos de formação inicial e continuada (FIC) –  Auxiliar Administrativo, Monitor Infantil e Gestão de projetos ambientais, DOULA, Viveiricultura, Horticultura, Libras, Preparatórios PAS-UNB, Auxiliar de Marketing; três cursos técnicos subsequentes – Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Secretariado e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais; além dos cursos de graduação de Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Secretariado. Oferta, ainda, dois cursos de Ensino Médio Integrado (Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais e Administração) e Proeja em Secretariado.

O IFB Campus São Sebastião atende, por meio de sua infraestrutura, observando as normas de acessibilidade com rampas de acesso em todos os blocos, elevador para transporte de livros e pessoas com dificuldades de locomoção na biblioteca, banheiros masculinos e femininos, ambos adaptados para pessoas com necessidades especiais e com dimensões apropriadas, a população da Região Administrativa de São Sebastião e as localidades do seu entorno – Jardim Botânico, Paranoá e Núcleo ABC, entre outros.

Transpondo os muros da instituição e da reclusão acadêmica, o IFB Campus São Sebastião envolve sua comunidade para difundir a pesquisa e a ciência nos espaços públicos, relacionando-se com o mundo externo na busca de soluções e melhorias para ampliação da qualidade de vida e bem-estar, proporcionando uma formação que articula ciência, cultura e trabalho.

Conheça a história do IFB e dos demais campi

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página