Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Samambaia > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

IFB Campus Samambaia

Criado: Sexta, 30 de Julho de 2010, 11h37 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 07h19 | Acessos: 190471
imagem sem descrição.

Localização

Rodovia DF-460 - Subcentro Leste, Complexo Boca da Mata, Lote 01, Samambaia/ DF. CEP: 72.304-300

 

Telefone

(61) 2103-2300

 

Horários de funcionamento

Atendimento ao Público (geral):

segunda a sexta, das 8h às 22h30;

*Sábado, das 8h às 12h.

Protocolo:

segunda a sexta, das 9h às 18h

Registro Acadêmico:

segunda a sexta, das 8h às 21h

Assistência Estudantil:

segunda a sexta, das 8h  às 22h

Biblioteca:

segunda a sexta, das 7h30 às 21h30

* Funcionamento esporádico aos sábados, somente quando for dia letivo ou reunião de pais e mestres.

 

Quem somos

O IFB Campus Samambaia, instituído em 2009, trouxe uma experiência nova para o Distrito Federal. A título de curiosidade, a região administrativa que deu nome ao campus foi assim denominada pelas Samambaias encontradas em abundância no córrego que corta a região. Naquele ano, 2009, foram realizadas diversas audiências públicas para escolha de cursos técnicos nos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB). Em Samambaia, as escolhas foram de cursos na área de construção civil, móveis e meio ambiente. Isso se fez com a participação de lideranças empresariais, políticas, trabalhistas e estudantis. Por outro lado, muita gente que desejava fazer um curso técnico e também ofertar um curso técnico para os seus filhos se fez presente.

O campus oferta hoje os cursos técnicos em Design de Móveis, em Móveis, em Controle Ambiental e em Edificações. Além desses cursos técnicos, o campus oferta os cursos superiores Tecnologia em Design de Produto, Licenciatura em Educação Profissional e encontra-se aprovado pelo Conselho Superior o curso de Engenharia Civil. Essa oferta se mantém fiel à consulta feita à população, isto é, atende-se à sociedade com profissionais e com tecnologia para resolver suas demandas.

Para que seus discentes desenvolvam linhas, formas, desenhos e possam refletir sobre soluções para o meio ambiente, o campus dispõe de uma infraestrutura de laboratórios modernos e completos, como de informática, desenho em computadores, modelagem, prototipagem, topografia, materiais de construção, qualidade de águas, solos, energia solar, instalações elétricas e hidrossanitárias. Toda essa infraestrutura é para que se cumpra um princípio fundamental para os Institutos Federais: o trabalho como princípio educativo.

Com essa infraestrutura e com profissionais de alta capacidade técnica e pedagógica, o IFB Campus Samambaia desenvolve projetos de extensão e pesquisa que visam apoiar a sociedade do DF. Entre várias ações, destacam-se a reforma dos móveis históricos do Palácio Itamaraty, reforma de centros comunitários de Samambaia e avaliação da segurança e condições de uso dos prédios públicos federais, tudo isso com tecnologia própria do IFB e para desenvolver a prática técnica e o compromisso social da instituição. Nesse contexto, com a missão de prover profissionais e tecnologias para o desenvolvimento regional e local, o campus atende a empresas e órgãos públicos para o desenvolvimento de produtos em parceria, de forma que os discentes relacionem o conteúdo com a prática.

O campus possui uma Empresa Júnior, a Tabê Design, que conecta os estudantes com o mundo do trabalho com projetos de Design de Produto nas áreas de Mobiliário, Embalagem, Decoração, Utilidades Pessoais e Profissionais; Modelagem 3D, Detalhamento, Prototipagem, bem como projetos de Design de Serviços e Consultorias nas áreas de Branding, Redesign de Produtos e Serviços e Design Thinking. O IFB Campus Samambaia também foi selecionado para receber uma Unidade da maior rede de pré-incubadoras do país, a Cocreation Lab.

Formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, no IFB Campus Samambaia são encontradas as tecnologias da construção civil e da indústria (e manufatura) moveleira que buscam trazer para seus estudantes o desejo de criar visuais sofisticados, exclusivos, modernos e  futuristas, e, dessa forma, a relação tríplice entre o setor acadêmico, o setor empresarial e o governo  atuar em conjunto para o atendimento do desenvolvimento tecnológico e produtivo do Distrito Federal.

Conheça a história do IFB e dos demais campi

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página