Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

IFB Campus Ceilândia

Criado: Sexta, 06 de Dezembro de 2013, 14h41 | Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 15h40 | Acessos: 20329
imagem sem descrição.

Localização

QNN 26, área especial, entre a Faculdade de Ceilândia da UnB e a linha do metrô, CEP 72.220-260, Ceilândia (DF).

Telefone

(61) 2103-2170

 

Horários de funcionamento

Atendimento ao Público (geral):

segunda a sexta, das 8h às 21h

Protocolo:

segunda a quinta, das 7h às 22h;
sexta, das 07h às 21h

Registro Acadêmico:

segunda a sexta, das 8h às 21h

Assistência Estudantil:

segunda a quarta, das 8h às 21h;
quinta e sexta, das 8h às 20h 

Coordenação Pedagógica

segunda a sexta, das 8h às 20h

Biblioteca:

segunda a sexta, das 9h às 21h



Quem somos

O IFB Campus Ceilândia é relativamente novo e pequeno, mas com muita história para contar e muito aconchego a todos que ali frequentam. Está situado na QNN 26, entre o campus da Universidade de Brasília (UnB) e o viaduto do metrô.

Os cursos ofertados pelo IFB Campus Ceilândia têm sido criados em diálogo com a comunidade. Aos poucos, o campus amplia sua atuação. Hoje já oferta cursos que vão do ensino médio à pós-graduação: Técnico em Eletrônica, Técnico em Equipamentos Biomédicos, Técnico em Segurança do Trabalho, Licenciatura em Letras Espanhol e Especialização em Ciências Policiais. Além desses, oferta diversos outros cursos ligados à formação inicial e qualificação profissional, dentre os quais se destacam Língua Espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Informática para a Terceira Idade.

Em relação à aderência das áreas de formação que o IFB Campus Ceilândia oferece, a eletrônica sempre possui espaço na região do Distrito Federal; afinal, embora não existam tantas indústrias neste quadradinho, há muita prestação de serviço em todo lugar. O mundo tem se tornado cada vez mais equipado eletronicamente. A área de equipamentos biomédicos, por sua vez, se compraz com o atendimento aos diversos hospitais e clínicas da região – que anteriormente precisavam trazer técnicos de outras cidades. No que se refere à segurança do trabalho, o DF é um ambiente repleto de oportunidades também; afinal, muitas empresas de médio e grande porte surgem por aqui, além de outras que têm buscado se instalar no território candango a partir de benefícios diversos.

Em relação ao nível superior, o campus atua na área de Letras – Espanhol, que oferece à comunidade professores com formação atualizada e crítica, professores competentes que podem atuar tanto em escolas de idiomas quanto em escolas da educação básica.

E no que se refere à especialização em segurança pública, é válido pensar que com o crescimento do DF cresce a atuação policial. O curso é resultado de uma parceria das instituições IFB, Polícia Civil do DF e Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab) e formou um curso exclusivo na metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

A diversidade de cursos ofertados na Unidade reflete o clima alto astral encontrado nos corredores. Ao mesmo tempo em que se encontram pessoas trabalhando com projetos de robótica, há pessoas praticando idiomas ao lado de quem já se prepara para atuar na docência. Em paralelo, pessoas analisam riscos em aulas simuladas de segurança do trabalho no mesmo ambiente em que passa pela cantoria de um grupo de idosos ansiosos por se conectarem ao mundo virtual.

Assim, a troca de experiência constitui-se uma marca do IFB Campus Ceilândia, que busca integração social e cada vez mais capacitar aqueles que já são ou que ainda se tornarão profissionais para o mundo do trabalho.

Conheça a história do IFB e dos demais campi

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página