Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

IFB Campus Recanto das Emas

Criado: Segunda, 16 de Janeiro de 2012, 15h23 | Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 09h19 | Acessos: 75614
imagem sem descrição.

 

Localização

Avenida Monjolo, Chácara 22, Núcleo Rural Monjolo – Recanto das Emas - DF (atrás da Quadra 300). 

CEP 72.620-100*.

*Por estar em uma área rural, por enquanto o campus não recebe correspondência via Correios, essa situação se resolverá com a criação de uma Caixa Postal a ser providenciada no decorrer do processo de implantação.

 

Telefone

(61) 2103-2190

Horários de funcionamento

Atendimento ao Público (geral):

segunda a sexta, das 8h às 21h

Protocolo:

segunda a sexta, das 8h às 21h

Registro Acadêmico:

segunda a sexta, das 8h às 21h

Assistência Estudantil:

segunda a sexta, das 7h às 21h

Biblioteca:

segunda a sexta, das 8h às 22h



Quem somos

O IFB Campus Recanto das Emas pode ser definido pela imensa força coletiva, pela criatividade, pela coragem e pelos esforços incansáveis de seus servidores. Nasceu como IFB Campus Taguatinga Centro, pequeno abrigado em um antigo prédio da Receita Federal, sobreviveu em um prédio alugado, onde todos conviviam entre poucas paredes, em seu casulo de transformação. Aquele espaço e o desejo de crescimento e busca de novas frentes de atuação exigiam que o campus se transformasse; dessa forma foi necessário sair e ocupar o “seu lugar”.

Assim, buscando outra comunidade do querido quadradinho para fixar raízes e sair do casulo, chegou-se ao Recanto das Emas, local de um povo batalhador, que não tem medo de pegar no pesado, mas que busca cultura como forma de alegrar as vidas sofridas. Em 2018, após anos incansáveis de muita luta, o IFB Campus Recanto das Emas abriu suas portas para a comunidade local. Trata-se de um campus pequeno, o menor do IFB. Como nas famílias que têm muitos filhos, o campus é o caçula ou a “rapa do tacho''. Pequeno em estrutura, mas com grande coração, abriga muitos projetos, muitas ideias e muita dedicação. Localiza-se em uma chácara, que possui um pôr-do-sol dos mais lindos da região.

A vinda para o Recanto foi realmente transformadora. O campus modificou o eixo tecnológico para Produção Cultural e Design, passando a oferecer o curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo no ensino médio integrado, no Proeja e no subsequente. Os estudantes aprendem a utilizar câmeras, a editar vídeos, também escrevem roteiros, captam áudios, colocam a luz...  Enfim, saem habilitados para adentrar o mundo do audiovisual. Ver e produzir filmes, documentários, curtas é parte do currículo. O IFB Campus Recanto das Emas está se transformando em uma pequena “Hollywood” na periferia do Distrito Federal.

Quando falamos de produção audiovisual, não podemos fugir do berço brasiliense: o cinema. Muitos dos docentes possuem suas trajetórias formativas atreladas ao cinema, encantando os estudantes com a beleza da sétima arte durante as aulas e com as diversas técnicas envolvidas de produções audiovisuais. Aqui, o cinema é levado a sério, seja nas aulas, seja nos projetos. O Festival Recanto do Cinema é um exemplo do trabalho e dedicação dos docentes, técnicos e estudantes para promover, divulgar e tornar acessíveis produções audiovisuais.

O campus é bem animado e adora um evento – acadêmico ou cultural. Isso fortalece e estreita laços. Assim é o IFB Campus Recanto das Emas, abraçado e acolhido pela comunidade da cidade e por seus colaboradores. Alimentado por seu coletivo, a cada dia toma mais corpo, força e sabedoria para atender ao objetivo de promover educação técnica pública e de qualidade e, ao mesmo tempo, de formar profissionais éticos para trabalhar no campo da produção audiovisual.

Conheça a história do IFB e dos demais campi

Fim do conteúdo da página