Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Gama > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

IFB Campus Gama

Criado: Sexta, 30 de Julho de 2010, 11h20 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 14h54 | Acessos: 156713
imagem sem descrição.

Localização

Lote 01, DF 480, Setor de Múltiplas Atividades. CEP: 72429-005. Gama/DF

 

Telefone

(61) 2103-2250

 

Horários de funcionamento

Atendimento ao Público (geral):

segunda a sexta, das 7h às 22h

Protocolo:

segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Registro Acadêmico:

segunda a sexta, das 8h às 20h

Assistência Estudantil:

segunda a sexta, das 7h  às 20h

Biblioteca:

segunda a sexta, das 9h às 21h

 

Quem somos

O IFB Campus Gama está presente no meio do cerrado, na entrada da Região Administrativa do Gama, e forma um corredor de conhecimentos com o campus da Universidade de Brasília (UnB) na região. Ora camuflado pelas folhas das árvores que o cercam, ora destacado pelas placas luminosas que o identificam, esse campus é repleto de diversidade e curiosidades. Sua equipe é formada por servidores de diferentes partes deste país e até de outras nacionalidades, perceptível nos sotaques e costumes. 

Essa heterogeneidade reflete também na composição dos estudantes, que vêm de muitas realidades e encontram no campus um espaço de acolhimento, inclusivo e acessível. Uns são muitos jovens e cheios de expectativas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio: enchem o campus de sorrisos, brincadeiras e travessuras, ao mesmo tempo em que se dedicam aos estudos nas áreas de Alimentos e Química. Outros, jovens, adultos e idosos, retornam aos bancos escolares para “recuperar o tempo perdido”, e nos cursos técnicos em Administração e em Logística, desafiam professores, no reconhecimento de seus saberes e experiências, sem deixar de ampliar os conhecimentos escolares e promover a qualificação profissional para inserção ou reinserção no mundo do trabalho. Além disso, o campus também abriga os estudantes que anseiam por cursos de nível superior, no Bacharelado em Administração, Licenciatura em Química e Tecnologias em Logística e em Alimentos.

Diversidades de conhecimentos, de sotaques, de idades e de interesses se destacam nos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos. O LABLIN – Laboratório de Práticas de Linguagens em Línguas Materna e Estrangeiras trouxe para o campus o Clube do Livro, o Clube do Cinema (Cine-Cabeça), além das diversas oficinas, palestras e minicursos voltados para as práticas de leitura e produção textual. Esse projeto de extensão entusiasma os estudantes no conhecimento das literaturas brasileira, portuguesa e afro-brasileira.

Há também, entre outros, o Talentos Proeja, um evento cheio de graça, sabores e diversões, no qual os estudantes, jovens e adultos, demonstram suas experiências e conhecimentos adquiridos fora do ambiente escolar, para uma plateia de professores e colegas cheios de curiosidade e expectativas. O campus também abre suas portas para a Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão (JEPE), evento que desde 2016 oportuniza a integração dos saberes dos estudantes do campus com os de outras instituições de ensino. 

Há ainda os projetos que aproximam o campus da comunidade externa e setor produtivo da região, como o Circo Social, o grupo de teatro, as aulas de rugby e a Olaria Empresa Júnior. Para valorizar o cerrado da região, o campus trabalha com Educação Ambiental, produção e plantio de mudas, participa de gincanas com a comunidade e colabora com a sustentabilidade do meio ambiente. Uma parte do terreno do campus também abriga uma das Unidades do Batalhão Escolar da região administrativa.

Assim é o IFB Campus Gama, um lugar onde a convivência entre servidores tem se mostrado por demais enriquecedora com troca de experiências pedagógicas e muita colaboração que favorecem o aprendizado dos estudantes e promovem formação continuada entre os professores e técnicos nos encontros pedagógicos realizados periodicamente. Os servidores compartilham suas experiências, porque são comprometidos com o crescimento da instituição, e essa colaboração promove uma convivência respeitável, saudável e amigável e de aprendizado para o exercício da docência e da cidadania no campus, onde servidores e estudantes têm prazer em estar.

Conheça a história do IFB e dos demais campi

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página