Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

IFB Campus Planaltina

Criado: Sexta, 30 de Julho de 2010, 11h28 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 12h04 | Acessos: 114243
imagem sem descrição.

Localização

Rodovia DF – 128, km 21, Zona Rural de Planaltina. CEP: 73380-900. Planaltina/DF.

 

Telefone

(61) 2196-2653

 

Horários de funcionamento

Atendimento ao Público (geral):

segunda a sexta, das 7h às 22h

Protocolo:

segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Registro Acadêmico:

segunda a sexta, das 8h às 21h

Assistência Estudantil:

segunda a sexta, das 7h30  às 19h30

Biblioteca:

segunda a sexta, das 9h às 21h

 

Quem somos

O IFB Campus Planaltina, antiga Escola Agrotécnica e Colégio Agrícola, foi um sonho concretizado pelo presidente Juscelino Kubistchek de construir Brasília e sua visão de promover o autoabastecimento do Distrito Federal. A Escola Agrotécnica de Brasília foi criada em 17 de fevereiro de 1959 (Plano de Metas – Lei nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959, e Exposição de Motivos nº 95/DOU) e inaugurada efetivamente em 21 de abril de 1962.

Em seus mais de 60 anos de história, o atual IFB Campus Planaltina está voltado à formação profissional nas áreas da Agropecuária e da Agroindústria tanto no modelo tradicional quanto no agroecológico, associadas ao eixo tecnológico dos recursos naturais.

O campus é uma das maiores escolas-agrícolas do Brasil — com área total de 2.300 hectares – com ampla estrutura de salas de aula, unidades de produção, laboratórios, biblioteca, refeitório e residência estudantil para receber os estudantes que moram distante.

Em suas salas de aula, nas chamadas Unidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (UEPs), os estudantes podem realizar as práticas no campo a um passo da porta das salas de aula.  

O IFB Campus Planaltina oferta os cursos técnicos de nível médio Técnico em Agropecuária (nas modalidades integrado e subsequente) e Técnico em Agroindústria e os cursos de graduação Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Agroecologia e Bacharelado em Agronomia, além de cursos a distância e de qualificação profissional. Também promove atividades artísticas, culturais e folclóricas, sempre na perspectiva da valorização do campo com qualidade de vida.

Com suas ações de ensino, pesquisa e extensão, o IFB Campus Planaltina prioriza a educação que tem como base estruturante o exercício da cidadania, o desenvolvimento da ciência, o fomento à cultura e ao trabalho, pois entende que o desenvolvimento do nível educacional é grandeza diretamente proporcional à produtividade.

Possui um histórico de projetos comunitários como, por exemplo, a Farmácia Vida (horta com produção de mudas certificadas) em parceria com o Centro de Medicina Alternativa (CEMA) e a Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal e o Centro de Equoterapia – sistema terapêutica que auxilia o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais desde o ano 2000, numa parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, entre outros projetos que marcam todos os anos a presença do IFB em eventos como o aniversário da cidade e a Agrobrasília (uma das maiores feiras de agronegócio do País).

O IFB Campus Planaltina também tem uma trajetória de receber programas inovadores da Rede Federal, como foram as parcerias internacionais para oferta de cursos para profissionais do Benin e do Sudão e programas de economia sustentável como as Usinas Fotovoltaicas. 

Conheça a história do IFB e dos demais campi

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página