Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Violência contra a mulher: vamos mudar essa história?
Início do conteúdo da página

Violência contra a mulher: vamos mudar essa história?

Criado: Sexta, 13 de Março de 2026, 16h44 | Publicado: Sexta, 13 de Março de 2026, 16h44 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2026, 20h40 | Acessos: 33

O Instituto Federal de Brasília (IFB) deu início à campanha Pluralidade que transforma. Dignidade que se constrói! com uma entrevista conduzida pela reitora Veruska Machado com Lygia Lumina Pupatto, assessora especial do Ministério das Mulheres.

Durante a conversa, Pupatto trouxe dados alarmantes: no Brasil, quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia, sendo a maioria delas negras. Segundo ela, 90% dos crimes acontecem dentro de casa, o que caracteriza uma verdadeira epidemia nacional.

 “Esse não é um problema das mulheres, é um problema de toda a sociedade brasileira”, destacou Pupatto, reforçando que a educação é o caminho para combater essa epidemia. Ela defendeu políticas que evitem a violência, promovam acolhimento às vítimas e responsabilizem os agressores.

 A assessora também apresentou informações sobre o Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio, iniciativa coordenada pelo Ministério das Mulheres que busca articular ações de prevenção, proteção e justiça. Entre as medidas estão campanhas de conscientização, fortalecimento da rede de apoio e políticas públicas voltadas para a equidade de gênero.

Com essa primeira produção, o IFB reforça seu compromisso em promover debates que ampliem a consciência social e fortaleçam a luta pela dignidade e pela vida das mulheres.

Ouça aqui>> a entrevista no spotify ou assista abaixo pela TV IFB:

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página