Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Samambaia > Lançamento do Livro Oficina-Escola de Restauro de Mobiliário Moderno 2025
Início do conteúdo da página

Lançamento do Livro Oficina-Escola de Restauro de Mobiliário Moderno 2025

Criado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 10h00 | Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 10h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 10h04 | Acessos: 64
imagem sem descrição.

O Núcleo de Pesquisa em Mobiliário Moderno Brasileiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Campus Samambaia lançou o quinto volume impresso e digital do livro Oficina-Escola de Restauro de Mobiliário Moderno 2025, publicação realizada em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos. A obra consolida e divulga os resultados de mais uma edição do projeto Oficina-Escola, referência nacional na preservação do mobiliário moderno brasileiro e na formação técnico-profissional na área do restauro.

Nessa edição, o foco recai sobre mobiliários da década de 1960 pertencentes ao acervo do TCU, assinados por Jorge Zalszupin (1922–2020), arquiteto e designer responsável por alguns dos capítulos mais expressivos do design moderno brasileiro. As peças analisadas e restauradas representam um importante conjunto histórico e simbólico, tanto para a instituição quanto para a memória do design nacional.

Segundo a coordenadora do projeto, Fernanda Freitas Costa de Torres, a publicação reflete o cotidiano das atividades desenvolvidas no Restauro IFB, pautadas pelo respeito ao patrimônio cultural, pelo rigor metodológico e pelo compromisso com a formação de profissionais qualificados. “O livro traduz o trabalho diário realizado na Oficina-Escola, onde a preservação do mobiliário moderno é entendida como uma forma de cuidar da história das instituições e do país, ao mesmo tempo em que se promove a formação técnica e crítica dos participantes”, destaca a coordenadora.

A publicação reafirma o papel da Oficina-Escola como espaço de produção de conhecimento, preservação patrimonial e difusão do design moderno brasileiro, contribuindo para a valorização de acervos institucionais de Brasília para o fortalecimento das práticas de conservação e restauro no país.

Acesse a publicação.

Fim do conteúdo da página