Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Brasília > Biblioteca do Campus Brasília recebe doação de mais de 200 livros
Início do conteúdo da página

Biblioteca do Campus Brasília recebe doação de mais de 200 livros

Criado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 22h21 | Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 22h21 | Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2019, 22h24 | Acessos: 522

A Biblioteca do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu uma importante contribuição para o seu acervo. Ao todo, 206 obras doadas ao espaço serão disponibilizadas à comunidade, com o objetivo de despertar, cada vez mais, o interesse pela leitura. 

O material, doado pelo revisor de texto da Editora IFB, Guilherme João Cenci, é composto, em sua maioria, por títulos de literatura, incluindo, por exemplo, a Coleção Desventuras em Série, de Lemony Snicket, e 22 livros da Clássicos Abril Coleções, em capa dura e acabamento diferenciado em tecido, trazendo títulos como O Primo Basílio, de Eça de Queirós, e Madame Bovary, de Gustave Flaubert. 

Entre as obras, que eram do acervo pessoal de Cenci, estão clássicos da literatura estrangeira, como livros da saga Harry Potter em língua inglesa. Há, também, revistas em quadrinhos e material de Direito e Gramáticas da Língua Portuguesa. 

Os exemplares recebidos estão em ótimo estado de conservação e em breve estarão disponíveis para consulta e empréstimo aos usuários da biblioteca. 

 

Crescimento do acervo

A Biblioteca Brasília tem mais de vinte e três mil obras catalogadas e disponibilizadas à comunidade. Em 2018, houve um crescimento de 20% do acervo, que é composto, prioritariamente, por livros e material multimídia nas áreas dos cursos ofertados pelo Campus Brasília. 

O acervo também dispõe de literaturas nacional e estrangeira, dicionários e gramáticas. A maior parte da aquisição de todo o material foi realizada por meio de compras (licitação) ao longo dos anos de funcionamento da biblioteca no campus

Embora em menor escala, as doações também representam uma forma de aquisição; por isso a Coordenação-Geral da Biblioteca do Campus Brasília agradece a todos que já doaram e informa que o espaço está aberto ao recebimento de novas doações.

 

Como doar

A orientação aos interessados em doar é que observem os critérios de atualidade e conservação das obras, para que sejam mantidas a qualidade física e a de informação do acervo.  

Para isso, a biblioteca disponibiliza um formulário online para doação de materiais bibliográficos. "Recebido o formulário preenchido, a equipe responsável analisará se o material é relevante para o acervo e fará contato com o doador", explica a coordenadora-geral da biblioteca, Mariela do Nascimento Carvalho. Além disso, a biblioteca também tem interesse em obter doação de jogos educativos (xadrez, cubo mágico, banco imobiliário) para o uso, principalmente, dos alunos do Ensino Médio.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página