Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Campus Brasília divulga evento "Minuto com o Napne"
Início do conteúdo da página

Campus Brasília divulga evento "Minuto com o Napne"

Criado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 15h35 | Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 15h35 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h55 | Acessos: 346

Entre os dias 22 e 24 de outubro, acontece, nos intervalos entre os turnos letivos no IFB/Campus Brasília, o “Minuto com o Napne — edição Educomunicação”. O objetivo do evento é mobilizar estudantes, professores e demais servidores para ações de acessibilidade que possam ser realizadas no dia a dia do campus. As atividades fazem parte do projeto “Estratégias educomunicativas para a inclusão: pesquisa-ação no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas do IFB/Campus Brasília, que é um projeto de ensino aprovado pelo Edital 2/2019 – RIFB/IFB, Projeto de Intervenção Pesquisa-Ação (PIPA) — Prática Profissional.

“O formato de evento ‘Minuto com o Napne’ já vinha sendo realizado em coordenações anteriores, sendo um momento rápido de discussão de temas sobre acessibilidade e inclusão. Nessa edição, buscamos impactar a todos também por meio da ‘comunicação que educa’, o que é chamado de Educomunicação. Assim, ao longo dos eventos, vamos apresentar videoanimações que foram produzidas com o intuito de trazer dicas de acessibilidade a todos os públicos que frequentam o Campus Brasília”, explica Adriano Carmo, coordenador do projeto.

O projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de Tecnologia do Campus Brasília: duas estudantes de Gestão Pública, Fernanda Lima e Marianna Sales; um de Sistemas para Internet, Lucas Villarinho; e um de Eventos, Gutemberg Junior. Os estudantes desenvolveram pesquisa bibliográfica e coleta de dados sobre surdez, cegueira e deficiências motora e cognitiva. Os resultados de pesquisa estão expressos por meio de videoanimações, que foram construídas a partir de técnicas de storytelling enfocadas na exploração do espaço da instituição, o qual, representado por fotografias, é percorrido por personagens animadas que apresentam dicas de acessibilidade para os públicos discente, docente e técnico-administrativo. Além disso, os vídeos são acessíveis por meio de audiodescrição, realizada pelos estudantes, e tradução/interpretação em Libras, feita pela Intérprete Ester Tominaga, que é também supervisora do projeto. 

Todos os 12 vídeos desenvolvidos, bem como os materiais de referência que foram utilizados no momento de pesquisa do conteúdo, estarão disponíveis em um repositório on-line, permitindo à comunidade acadêmica informar-se sobre as diversas ações de acessibilidade que podem ser realizadas dentro do campus. 

Programação

Terça-feira (22/10)
12h às 12h30 – Cegueira
18h às 18h30 – Deficiências Múltiplas

Quarta-feira (23/10)
12h às 12h30 – Deficiência Motora
18h às 18h30 – Surdez

Quinta-feira (24/10)
12h às 12h30 – Deficiência Cognitiva

O evento contará com a certificação de horas para os participantes interessados. Basta fazer a inscrição no endereço on-line e participar dos eventos, assinando as listas de frequência ao final das atividades.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página