Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Saúde mental e psicossocial é abordada em vídeos
Início do conteúdo da página

Saúde mental e psicossocial é abordada em vídeos

Criado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h13 | Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h13 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h13 | Acessos: 270

Quer aprofundar um pouco seus conhecimentos sobre saúde mental e psicossocial durante a pandemia da COVID-19? A professora Vanessa Araújo, do Campus Brasília está desenvolvendo em seu canal do YouTube uma série de vídeos sobre o tema. Segundo a professora, a atividade é de interesse social, institucional e de saúde pública, sendo seu objetivo informar sobre os possíveis efeitos da pandemia em termos de saúde mental e psicossocial.

Os vídeos são produzidos a partir de conteúdo de um curso que a professora está fazendo na Fundação Oswaldo Cruz, que trata sobre Saúde Mental e Psicossocial em Situação de Pandemia. “Acredito que há muita informação a compartilhar para ajudar as pessoas a perceberem que não estão sós e a se cuidarem”, destaca.

 O material é desenvolvido considerando fontes confiáveis sobre a temática, como, por exemplo, a Cartilha de Recomendações da Fundação Oswaldo Cruz sobre Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia do COVID 19. “Os vídeos são criados a partir de livros e estudo a fim de serem informativos e, assim, promoverem reflexões para o autocuidado, o autoconhecimento, bem-estar, saúde etc.”, esclarece a docente.

Sobre a importância do projeto, a professora destaca que o índice de suicídio e de depressão aumentou substancialmente durante esta pandemia, sendo preciso informar para que as pessoas possam se cuidar e se prevenir. “Há muitas pessoas isoladas em seus lares sem informações adequadas, com depressão, angustiadas, sem auxílio, sem acesso às PICs [Práticas Integrativas e Complementares] do SUS, inclusive, neste momento de pandemia devido ao receio da contaminação ou à dificuldade de locomoção etc.”, explica.

 Esta é uma ação que também compõe a Rede IFB Ciência Solidária. Os vídeos são postados semanalmente no canal Vanessa AA, do YouTube.

  “As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem das piores formas mais tarde”. Carl Gustav Jung

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página