Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > IFB capacita docentes para a elaboração de itens do ENEM
Início do conteúdo da página

IFB capacita docentes para a elaboração de itens do ENEM

Criado: Quarta, 21 de Setembro de 2011, 15h30 | Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2011, 15h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2760

No último sábado, 17, foi realizada a primeira capacitação dos docentes do IFB para a elaboração de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O evento ocorreu no Campus Brasília e contou com a participação de professores das quatro áreas básicas: Códigos e Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. O Pró-Reitor de Ensino, prof. Nilton Cometti, fez a abertura da capacitação, elencando as características do ENEM e sua importância como política pública para o atendimento da população na oferta de novos cursos superiores da Instituição.

O IFB tornou-se parceiro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), para a elaboração de itens da prova do ENEM, que serão feitas por professores de vários Campi. Além dos coordenadores do evento, os professores Josué Mendes, Elaine Caldeiras, Fábio Carlucci,  Marcos Ramon e Rodrigo Fleury, estiveram presentes também, os professores Augusto César Melo Oliveira, Jane Beatriz, Renata Guimarães, Magno Alves de Oliveira, dentre outros.

Realizado anualmente, o ENEM foi criado em 1998 e tem como objetivo fundamental avaliar a proficiência do indivíduo, com ênfase na capacidade de aprender, na análise de situação-problema, em ações de intervenção na realidade e no desenvolvimento de competências.

A Instituições de Ensino Superior (IES), podem adotar o ENEM com as seguintes possibilidades: como fase única, como primeira fase, como fase única para as vagas ociosas e combinado com o vestibular da instituição. O IFB optou por adotar, a partir do primeiro semestre de 2012, a fase única, utilizando o Sistema de Seleção Unificado (SISU) para a maioria dos cursos e o ENEM, com prova de habilidade específica, em dois dos seus cursos.

Os docentes poderão inscrever-se para outras capacitações que virão, para conhecer a metodologia de elaboração de itens feitos entre o IFB e o INEP.

Para mais informações, entrar em contato com a coordenação da capacitação ou   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Fim do conteúdo da página