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Mutirão ecológico na Prainha do Lago Norte mobiliza estudantes do IFB em ação de projeto de extensão

Criado: Segunda, 09 de Junho de 2025, 11h33 | Publicado: Segunda, 09 de Junho de 2025, 11h33 | Última atualização em Terça, 10 de Junho de 2025, 13h56 | Acessos: 60
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No último sábado (7/6), estudantes do IFB participaram de uma ação de educação ambiental na Prainha do Lago Norte, organizada pelo Projeto de Extensão ODS em Foco, sob a coordenação da servidora Ellen Cristina Peregrino. A iniciativa teve como objetivo principal a limpeza das margens do lago Paranoá e a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 6, 11, 12, 13 e 17.

Durante o mutirão, foram fornecidos materiais como luvas e sacos para coleta seletiva, e os participantes se dedicaram à retirada de resíduos sólidos da área, contribuindo diretamente para a Meta 6.3 do ODS 6 – Água Potável e Saneamento, que visa melhorar a qualidade da água através da redução da poluição e do manejo adequado dos resíduos.

Além disso, a limpeza e ocupação consciente da prainha reforçou a Meta 11.7 do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ao promover o uso seguro, inclusivo e acessível de espaços públicos naturais.

A atividade também está alinhada com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveisao estimular práticas sustentáveis; ODS 13 – Ação contra a mudança global do climapela atuação direta em favor do meio ambiente; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, por reunir voluntários e instituições em prol de uma causa comum.

A manhã de trabalho não apenas promoveu a limpeza, mas também se transformou em um momento de conexão e afeto entre os participantes. Ao término do mutirão, os estudantes tiveram a oportunidade de relaxar e criar memórias afetivas durante um passeio de canoa, o que reforça o sentimento de pertencimento e responsabilidade coletiva com o meio ambiente.

“Nossa missão com o projeto ODS em Foco é criar experiências reais que sensibilizem e envolvam a comunidade acadêmica. Até 2030, queremos que de cada dez estudantes, ao menos três tenham vivenciado ações de impacto social ou ambiental como essa”, afirmou a coordenadora do projeto, Ellen Cristina.

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