Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Tour Lixo Zero mobiliza gestores e coordenadores no IFB Campus Brasília
Início do conteúdo da página

Tour Lixo Zero mobiliza gestores e coordenadores no IFB Campus Brasília

Criado: Terça, 01 de Julho de 2025, 16h03 | Publicado: Terça, 01 de Julho de 2025, 16h03 | Última atualização em Terça, 01 de Julho de 2025, 16h39 | Acessos: 18

Na manhã desta terça-feira (1º/7), gestores e coordenadores de curso do IFB Campus Brasília participaram do Tour Lixo Zero. A atividade proporcionou uma visita guiada pelo trajeto percorrido pelos resíduos orgânicos e recicláveis da instituição, com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre práticas sustentáveis.

O ponto de partida foi o Laboratório de Compostagem, localizado atrás do bloco B, onde também está instalado o biodigestor. No local, os participantes conheceram de perto as tecnologias utilizadas na gestão de resíduos orgânicos do campus.

Atualmente, o Campus Brasília não envia mais os resíduos orgânicos gerados nas copas e no restaurante para o aterro sanitário. Todo o material é tratado no próprio campus, por meio de composteiras do tipo cilindro e tambor, ou encaminhado ao biodigestor, onde é transformado em biogás.

Já os resíduos recicláveis — como garrafas PET, papelão, papéis, embalagens de materiais de limpeza e eletrônicos — são encaminhados à Central de Resíduos, localizada atrás do ginásio. É lá que, mensalmente, a Cooperativa Vencendo Obstáculos realiza a coleta e o encaminhamento adequado desses materiais.

Com essas ações, o campus já alcança um desvio de aterro superior a 40%, um avanço significativo no caminho rumo à certificação Lixo Zero.

Todas as ações são coordenadas pela professora Simone Pinheiro, atual coordenadora de Sustentabilidade do Campus Brasília. A Coordenação de Sustentabilidade também é uma inovação do campus, sendo o único do IFB a contar com uma coordenação voltada exclusivamente para a sustentabilidade.

 

Fim do conteúdo da página